OMS alerta sobre incidência de câncer no mundo 216u51
A OMS trabalha com parceiros para formar coalizões globais, impulsionar iniciativas locais e amplificar as vozes daqueles que vivem com a doença 1z5q3k
Um dado alarmante foi divulgado nesta semana, marcando o Dia Mundial do Câncer e servindo de alerta para a população global: segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 40 pessoas morrem de câncer a cada minuto em todo o mundo.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou a importância de ações conjuntas para enfrentar a doença.
Ele explica que as pessoas afetadas pelo câncer não conseguem vencer a batalha sozinhas, por isso, a OMS trabalha com parceiros para formar coalizões globais, impulsionar iniciativas locais e amplificar as vozes daqueles que vivem com a doença.
Tedros ressaltou ainda que a organização atua em diversas frentes, desde o fornecimento de medicamentos para tratamentos oncológicos pediátricos até campanhas globais para a eliminação do câncer cervical.
Dentre as orientações publicadas pela OMS para reduzir o risco de câncer estão:
- não fumar;
- praticar atividade física regularmente;
- comer frutas e verduras;
- manter um peso corporal saudável;
- limitar o consumo de álcool.
Câncer em MT e MS 1i1kf
Conforme o último levantamento da pesquisa Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, estima-se que o estado de Mato Grosso, de 2023 a 2025, apresente mais de 8 mil casos novos de câncer anualmente, contabilizando mais de 26 mil ocorrências.
Os principais tipos estimados para o estado são os cânceres de mama feminina 55,40%, e próstata 57,70% entre os homens.
O câncer em Mato Grosso é tratado no Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), que atende pacientes de todo o estado. O HCanMT é um centro de referência em oncologia e oferece atendimento multiprofissional.
Já no estado de Mato Grosso do Sul, ainda de acordo com a Estimativa 2023, deve registrar, anualmente, no triênio 2023-2025, mais de nove mil casos da doença, totalizando quase 30 mil ocorrências.
Entre os principais tipos estão: próstata, câncer de mama, cólon e reto. Ao todo, são esperadas 4.800 novas ocorrências entre os homens. Já entre as mulheres o número deve chegar a 5.050 novos casos por ano, no triênio 2023-2025.
O Hospital de Câncer de Campo Grande (HCAA) é uma instituição filantrópica que atende pacientes com câncer no estado.