Mutirão de exame de sangue é realizado no Parque Indígena do Xingu 1w4w1a
Exames de sangue que identificam e orientam tratamentos de patologias para os habitantes do Parque Indígena do Xingu 56ja
Uma ação para realização de exames de sangue que possam identificar doenças nos habitantes do Parque Indígena do Xingu está sendo realizada entre os dias 28 de junho e 4 de julho.
A missão é realizada por uma empresa especializada em exames de análises clínicas, órgãos governamentais e ONGs dedicadas à causa dos povos originários.

Os participantes da missão levam, na expedição, pequenos dispositivos com tecnologia de ponta, para oferecer exames rápidos para uma parte dos 7 mil indígenas, distribuídos em mais de 100 aldeias e 16 etnias que vivem na região nordeste de Mato Grosso.
São povos afastados dos centros urbanos e prejudicados pela precarização de hospitais, falta de farmácias, laboratórios e consultórios em número inadequado para suprir a demanda de atendimento.
As amostras são coletadas apenas por um furinho na ponta do dedo, sem a necessidade do uso de agulhas.
Em seguida, são inseridas no dispositivo, digitalizadas e enviadas ao laboratório central por meio da Internet das Coisas.

Todos os exames am por um sistema de dupla verificação de resultados, por uma IA (Inteligência Artificial) e por um profissional de saúde que assina o laudo. Os resultados são entregues em poucos minutos.
Serão realizados exames de Glicemia, Ferritina, PSA, Proteína C Reativa, e outros que são escassos na região no Xingu.
A partir do resultado, os médicos que acompanham a ação irão tomar decisões mais assertivas e iniciarão os protocolos de tratamento.
Essa é a 6ª missão que a empresa realiza para atendimento de saúde às comunidades indígenas e em parceria com órgãos governamentais e ONG’s.