Mitos e verdade sobre a vacina contra a gripe

Causa gripe? Perigo para as crianças? Gestantes não podem tomar?

Apesar da campanha de imunização contra a gripe já existir há muito tempo, ainda existem receios sobre a vacina que é aplicada em todo o Brasil. Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande), 40% da população já foram imunizados, mas a meta é atingir 90%.

Pensando nisso, o Primeira Página preparou alguns mitos e verdades sobre a vacina liberada para o público acima de 6 meses de vida em Mato Grosso do Sul.

vacina

1. A vacina pode causar gripe

É mito ❌ A vacina não pode causar gripe. A vacina da gripe é feita com vírus inativados, o que significa que ela não pode causar gripe. Algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais leves, como dor no local da injeção ou febre baixa, mas isso não é gripe.

2. A gripe não é tão grave

Mito também ❌ Somente neste ano, em Campo Grande já foram 45 óbitos em decorrência da Influenza. Além do mais, mesmo que se possa pensar que se sente saudável e que o vírus da gripe não prejudicará sua saúde a longo prazo, é importante lembrar que as pessoas com quem você pode entrar em contato diariamente – idosos, crianças, pais e mães de crianças e gestantes – correm o risco de pegar o vírus da gripe de você.

3. As vacinas são perigosas para as crianças

Mais um mito ❌ Crianças menores de 5 anos são mais propensas a desenvolver complicações graves se contraírem a gripe, e a imunização pode ajudar a diminuir o risco. Em Campo Grande, a vacinação está disponível para bebês a partir de 6 meses.

4. É necessário tomar todos os anos 

Verdade ✅ Tomar a vacina da gripe todos os anos é necessário porque há uma queda do nível de anticorpos contra o vírus Influenza com o ar do tempo. Assim, é preciso novo estímulo. Outro ponto é que há uma atualização da composição de acordo com as cepas dos vírus da gripe mais circulantes no ano anterior.

Leia mais

  1. Iagro investiga caso suspeito de gripe aviária em Angélica

  2. Operador, mecânico, corretor: veja vagas com até R$ 4,2 mil do Balcão de Emprego

5. Grávidas não podem tomar

Super mito ❌ Gestantes fazem parte do grupo prioritário. A gripe, causada pelo vírus da Influenza, pode afetar até 11% de mulheres grávidas e trazer consequências graves, como problemas respiratórios, aborto ou morte fetal, e os bebês podem nascer com baixo peso após uma infecção na gestação.

A Sesau ainda publicou um vídeo nas redes sociais da superintendente Veruska Lahdo, onde ela explica que a vacina não necessariamente evita que a pessoa não fique gripada, mas previne que os sintomas se agravem. Veja:

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.