Ministério da Saúde amplia público para vacina meningocócica C; confira e15n
O objetivo é proteger a população contra doença meningocócica do sorogrupo C e ampliar as coberturas vacinais 6s3160
O PNI (Programa Nacional de Imunizações) recomenda a ampliação dos públicos aptos a receber a vacina meningocócica C (Conjugada). A partir de agora, trabalhadores da saúde e crianças até 10 anos podem se vacinar. A extensão do público-alvo vai até fevereiro de 2023 no país.

O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade.
Segundo a nova orientação do Ministério da Saúde, se a criança de até 10 anos não tiver se vacinado, deve tomar uma dose da meningocócica C. Já os trabalhadores de saúde, mesmo com o esquema vacinal completo, podem se vacinar com mais uma dose.
Apesar de a faixa etária em maior risco de adoecimento ser a de crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença.
Leia mais 6p1262
-
Consumidor já sente no bolso a redução no preço dos combustíveis em Cuiabá 2p683b
-
Após 5 meses: Polícia espera perícia sobre perseguição de delegado a motorista 4q4o25
-
Famílias em Cuiabá encerram semestre com maior intenção para consumo 2c5y3f
-
Abertas as inscrições para curso gratuito de microempreendedor em Várzea Grande 3v181n
Para essa estratégia, consideram-se todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.
Além da vacina meningocócica C, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece a vacina ACWY, destinada a adolescentes de 11 e 12 anos de idade.