Saúde Mental 324e6b

Janeiro Branco - Um convite à saúde v4j32

A campanha tem como objetivo principal a organização da saúde mental, observando o que foi feito até o final do ano anterior, o que deve ser mantido a partir de então e aquilo que pode ser modificado 11696f

Há dez anos, surgia no Brasil, em Uberlândia no estado de Minas Gerais a ideia de realizar-se uma campanha, tendo como meta a atenção da sociedade para os cuidados com a saúde, principalmente com a saúde mental. Para isso, o movimento contou com uma campanha naquele estado, estimulando a preocupação com a saúde e providências a serem tomadas pelas pessoas.

Janeiro branco
Laço branco é um dos símbolos do mês dedicado à saúde mental. (Foto: Reprodução da internet)



Esse movimento ocorreu em janeiro de 2014, sendo reconhecido como uma campanha em prol da saúde, merecendo o título de “Janeiro Branco”. Tal título deveu-se ao fato de que Janeiro significa início de um novo ciclo, com novos projetos de vida e com esperança de alcançar novos objetivos. A cor branca simboliza o começo de tudo, como uma folha de papel que ainda vai ser escrita ou uma tela que ainda vai ser pintada.

A partir de então, todos os anos, no mês de janeiro essa campanha é anunciada, incentivada e posta em prática por meios de projetos sociais públicos e privados, abrindo-se o ano com a visão da importância da saúde holística do homem, tendo como carro chefe sua saúde mental.

v
Costumamos dizer que “mente sã, corpo são”. Se não priorizarmos a saúde mental, teremos não apenas prejuízos para a mente, como também para o corpo físico, assim como para as nossas tomadas de decisão.

Precisamos nos preocupar com todas as idades, desde a infância até a velhice. Sabemos, no entanto, que a maioria dos problemas tem início no final da adolescência ou começa no início da vida adulta. Depois disso, são os idosos que mais sofrem com os problemas mentais.

O estresse, a ansiedade, a depressão, o abuso de álcool e outras drogas, os transtornos da personalidade, as psicoses e as dores crônicas são as principais doenças relacionadas à saúde mental.



A ajuda deve ser buscada, tão logo os sintomas apareçam. Os profissionais indicados são os médicos e psicólogos. Dentre os médicos, os psiquiatras são os especialistas que devem ser procurados, quando o problema é focado na saúde mental. Se o adoecimento envolve outra área da saúde, deve ser escolhido um profissional médico, cuja especialidade esteja de acordo com o sistema orgânico comprometido. A busca de ajuda médica e psicológica pode ser feita por familiares e amigos, quando observarem que algo não vai bem, ou seja que algo está diferente com a pessoa adoecida. Então é hora de encaminhá-la a um profissional de saúde.



Primeiramente, há necessidade de diminuir situações de grande estresse; dormir bem, um sono de qualidade e quantidade suficientes; alimentar-se adequadamente, com refeições balanceadas; procurar exercitar-se pelo menos três vezes por semana; manter atividades de lazer com a família e amigos.

Precisamos priorizar nossa saúde de maneira global, não esquecendo que para um trabalho adequado do corpo, a mente precisa estar sadia. Vamos cuidar dela.

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Saúde Mental, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Leia também em Saúde! 731b6k

  1. água com gás

    Água com gás emagrece? Saiba o que é mito e o que é verdade 1c1no

    Entre as dúvidas mais comuns no processo de emagrecimento está a seguinte:...

  2. Gripe aviária é confirmada em ave silvestre em Minas Gerais 3s74f

  3. gripe aviária

    Foco de gripe aviária no RS está contido, afirma Ministro da Agricultura 2h3t53

    Gripe aviária contamina frangos ...

  4. Dermatite atópica pode ser tratada no SUS (Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil)

    Dermatite atópica agora pode ser tratada integralmente pelo SUS 4g1d6g

    O Governo Federal oficializou nesta terça-feira (27) a ampliação do tratamento integral...

  5. Unimed Campo Grande celebra 52 anos levando saúde à população de MS 51725j

    Cooperativa é reconhecida por promover saúde de qualidade, ações sociais, programas preventivos...

  6. Mutirões oftalmológicos no Brasil: 20% dos pacientes tiveram sequelas, diz pesquisa 676v5l