Saúde Mental 324e6b

Gula – Um mal insaciável 541a4b

A busca incessante, mais do que o necessário, por comida e bebida, tem como consequência não apenas o ganho considerável de peso, como também o grande desperdício de alimentos perecíveis não consumidos h3q35

A Gula é um dos sete pecados capitais, o quinto que estamos abordando. Sua característica maior é o desejo insaciável e descontrolado por comida, bebida e prazeres materiais. É a busca excessiva desse desejo, sem qualquer controle externo ou interno, com verdadeiro desregramento alimentar.

A gula é a procura exagerada por alimentos, independente da sensação de fome. Há falta de controle ou moderação, há apenas o desejo de alimentar-se mais e mais, até a plenitude gástrica, quando não mais a ingerir qualquer nutriente.

A busca incessante, mais do que o necessário, por comida e bebida, tem como consequência não apenas o ganho considerável de peso, como também o grande desperdício de alimentos perecíveis não consumidos.

Há apenas um apego exagerado do indivíduo guloso aos prazeres materiais, principalmente à comida, sem qualquer disciplina ou preocupação com pessoas que, porventura, possam precisar de um pouco do que ele consome.

O prazer da gula é a própria gratificação imediata nos momentos de alimentação, a voracidade por guloseimas e sabores diversos, acima da sensação de fome e apenas pelo prazer de comer e beber sem limites.

O guloso ou glutão torna-se escravo de seus próprios desejos. Como negligencia os limites do próprio corpo, ele começa cedo a apresentar problemas de saúde física e mental. O excesso alimentar provoca obesidade e outras doenças.

No cristianismo, a gula é vista como um pecado porque representa a ausência de autocontrole e o apego exagerado aos prazeres terrenos. Não existe apenas a apreciação do alimento, nem a gratidão por tê-lo à mesa, existe sim o exagero alimentar, o desequilíbrio quantitativo e o desperdício.

Leia mais 6p1262

  1. Setembro Amarelo – A luta a favor da vida 5p5v3g

Na Psiquiatria pode tratar-se de um transtorno alimentar. Aquele que desenvolve a gula, precisa reconhecê-la como anormal. Só assim será capaz de buscar ajuda profissional de acordo com suas necessidades de corpo e mente. Provavelmente ele necessitará de diferentes áreas da medicina, psicologia, nutrição e educação física.

O tratamento tem como objetivo orientar o sujeito guloso a apreciar a comida de forma saudável e equilibrada, cuidando melhor do corpo e da mente e evitando o desperdício alimentar.

A moderação no consumo de comida e bebida torna o indivíduo que desenvolveu a gula mais saudável, valorizando o alimento que põe à mesa, tanto qualitativa como quantitativamente, com equilíbrio entre o prazer e a responsabilidade com a saúde própria e com o próximo.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Saúde Mental, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Leia também em Saúde! 731b6k

  1. Criação de ala indígena no Júlio Müller é anunciada durante visita de Lula a MT 4l2m1y

  2. gripe

    Gripe: cidade de MS orienta pais a não levarem crianças em eventos 2tky

    Devido o aumento dos casos de gripe, a prefeitura de Sidrolândia recomenda,...

  3. PP

    Mesmo com decisão e protesto de marido, paciente aguarda transferência em Sorriso 3r4f63

  4. Menina durante imunização (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

    3 locais têm vacina da gripe neste fim de semana em Campo Grande 2n106o

    Saiba onde tem vacina da gripe neste sábado (24) e domingo (25)...

  5. Medico 1

    Fraude na saúde: homem usava diplomas falsos para atuar como médico em MT, diz MP e682d

    A 1ª Promotoria de Justiça de Mirassol D’Oeste, a 329 km de...

  6. influenza 1

    MT vai ampliar vacinação contra Influenza para população em geral a partir de julho 2t5l52