Saúde Mental 324e6b

Diversidade de Gênero e Sexual - O Respeito começa com o Entendimento 2v684a

A luta surge em busca de questões relacionadas à igualdade de gêneros em seu conceito amplo, diverso, expresso na sua gama de variedades 1g226v

Como já vimos antes, diversidade significa algo que é diverso, que é plural. A diversidade diz respeito à pessoa humana e dentre os inúmeros tipos de diversidade, temos aquela ligada à sexualidade do ser humano, que, apesar da evolução dos tempos, ainda é encarada como um tabu. Nesta seara temos duas vertentes: a identidade de gênero e a orientação sexual.

Marcos Estevão fala sobre diversidade de gênero e sexual

Há um vasto caminho a percorrer no estudo e entendimento desses dois pontos. Isso porque o próprio conceito de diversidade incumbiu-se da ampliação dos termos gênero e orientação. O que era antes conhecido apenas como gênero masculino e feminino, representando o homem e a mulher, respectivamente, expandiu-se para homem, mulher, não-binário e transgênero. A orientação sexual também sofreu acréscimo, uma vez que, além do heterossexual, do homossexual e do bissexual, surgiram o assexual, o pansexual, o intersexual e outros.

A luta surge em busca de questões relacionadas à igualdade de gêneros em seu conceito amplo, diverso, expresso na sua gama de variedades. O objetivo é equilibrar direitos entre os gêneros masculino, feminino, não-binário, etc. O mesmo ocorre quando o assunto é a orientação sexual em que pessoas nessa condição ou defensoras de diversidades lutam pela aceitação, respeito e igualdade de direitos. Na verdade, o direito à diversidade de gênero e de orientação sexual fazem parte de um direito maior, o direito humano ou direitos humanos.

Diversidade de gênero e sexual (Imagem gerada por inteligência artificial)
(Imagem gerada por inteligência artificial)

Para falarmos em diversidade de gênero, precisamos compreender o que é identidade de gênero, vista como uma experiência individual, que nasce de um desejo interior, que se torna consciente numa fase precoce da vida, geralmente na própria infância ou início da adolescência. A identidade de gênero pode corresponder ou não ao sexo biológico registrado por ocasião do nascimento. Usa-se o termo cisgênero quando a identidade de gênero corresponde ao sexo biológico atribuído ao nascer, ou seja alguém que vem ao mundo com a genitália masculina, se identifica com o gênero masculino e então se declara homem. No sentido contrário surge o termo transgênero, quando a identidade de gênero não é a mesma do sexo biológico ou seja, aquela pessoa que, por exemplo, nasce com a genitália masculina, mas se identifica com o gênero feminino e se declara mulher.

Citam-se, ainda, os termos binário e não-binário, no primeiro caso, o indivíduo identifica-se, exclusivamente, como homem ou mulher; e não-binário, quando há uma rejeição a essa classificação, uma vez que não há uma identificação exclusiva com um gênero apenas. Fala-se ainda em gênero fluido, em que a identidade de gênero sofre variações ao longo da vida. Pode-se comentar, ainda, sobre agênero, quando não há concordância com qualquer categorização de identidade de gênero.

Quanto à diversidade de orientação sexual, que diz respeito à atração emocional e romântica de uma pessoa por outra, pode ser catalogada, principalmente como heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade, intersexualidade, pansexualidade e assexualidade. Heterossexual é aquela pessoa que sente atração por pessoas do gênero oposto. O homossexual sente atração pelo mesmo gênero (gays, lésbicas). O bissexual sente-se atraído por mais de um gênero. O intersexual está ligado a uma condição genética em que o indivíduo está fora do parâmetro binário XX ou XY. O pansexual tem atração pela pessoa, independente de gênero. O assexual não experimenta nenhuma atração sexual, mas ainda assim tem capacidade de estabelecer vínculos afetivos.

A aceitação da diversidade de gênero e orientação sexual variam amplamente entre diferentes culturas e sociedades. A luta por direitos iguais dos grupos LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuados e outros) busca visibilidade e aceitação, sendo uma batalha importante em muitas partes do mundo na luta pela compreensão e aceitação da diversidade sexual, através da educação e políticas públicas em prol da conquista da população LGBTQIA+ da dignidade humana, sem medo de discriminação e violência.

Leia mais 6p1262

  1. Diversidade – Vozes que somam 15l59

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Saúde Mental, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Leia também em Saúde! 731b6k

  1. Aves de MS

    Iagro investiga caso suspeito de gripe aviária em Angélica g444w

    Caso suspeito de gripe aviária é investigado em Angélica; Iagro orienta produtores...

  2. Kaleo lutou pela vida, voltou ao céu e será enterrado em MS 6o3z3h

    Uma família de Campo Grande enfrenta a perda do filho recém-nascido Kaleo,...

  3. Nova regra amplia o à bariátrica: quem pode operar agora 2u3t6a

    Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma nova resolução que atualiza as...

  4. Vacinação em Campo Grande

    Emei de Campo Grande vacina contra gripe até 22h nesta quarta 2s2k6i

    Quem está sem tempo para se vacinar contra a gripe, a Emei...

  5. Vacina contra Influenza está disponível na rede pública de saúde. (Foto: Julia Prado/MS)

    Casos de influenza disparam em MT e SES faz alerta para vacinação 1k6d14

  6. PS CUIDADOR EM SAÚDE MENTAL

    Projeto oferece atendimento gratuito de saúde mental em Rondonópolis 2p3g7