Com aumento de casos de covid-19 e gripe, Ribas do Rio Pardo volta com toque de recolher i6kb

Com confirmação de 56 casos de covid-19 e 10 de gripe nesta semana, município optou por voltar com toque de recolher nesta sexta-feira (7) 396r

A cidade de Ribas do Rio Pardo, distante a 86km de Campo Grande, voltou a decretar toque de recolher, após o aumento no número de casos de covid-19 e gripe H3N2. A decisão foi publicada no Diário Oficial da cidade nesta sexta-feira (7).

De acordo com o decreto N°004, fica vedada a circulação de pessoas e veículos, das 22 horas às 5 horas, de segunda até quinta-feira, e das 23 horas às 05 horas, nas sextas, sábados e domingos, até o dia 17 de janeiro. A decisão foi tomada após reunião do Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19. 

O decreto também traz orientações para o funcionamento dos bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e congêneres, como restrição de 50% da capacidade instalada de mesas, com distância mínima de um metro e meio entre elas, devidamente sinalizadas aquelas preventivamente interditadas. Os shows ou música ao vivo ainda devem ser encerrados com trinta minutos antes do horário previsto para encerrar o funcionamento do local. 

Covid-19 5c1432

A decisão foi necessária após a divulgação do último boletim epidemiológico, pela Secretaria Municipal de Saúde de Ribas do Rio Pardo, nesta quinta-feira (6), em que foram confirmados 56 casos de Covid-19 e 44 em investigação. Além desses, a Vigilância Sanitária informou que Ribas tem registro de dez casos da Gripe A – H3N2. 

O crescimento surgiu menos de um mês após a cidade celebrar zero casos de covid-19 em dezembro. Porém, de acordo com a prefeitura, com as festividades de fim de ano e o fluxo cada vez maior de pessoas, os números voltaram a subir.  

O município também voltou com a Central Covid-19, posto exclusivo para pacientes com síndromes respiratórias, em um espaço mais amplo, no Centro Social Brasil Criança Cidadã. Outra iniciativa foi a convocação, no primeiro dia útil do ano, dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado da área da saúde.

Ribas do Rio Pardo voltou com o toque de recolher nesta sexta-feira (7). (Foto: Divulgação)
Ribas do Rio Pardo voltou com o toque de recolher nesta sexta-feira (7). (Foto: Divulgação)

De acordo com uma nota do secretário de Saúde, Matheus Bolis Fatin, divulga pela assessoria de imprensa da Prefeitura, “é necessário que a população respeite as medidas sanitárias. O distanciamento social, higienização das mãos, uso de máscaras e vacinação são atitudes eficazes contra a transmissão dos vírus para que voltemos à normalidade o quanto antes, caso contrário, o Município terá que adotar medidas mais rígidas e restritivas, para evitar a propagação da doença”.

As novas determinações valem a partir desta sexta-feira (7).

LEIA MAIS: 342v5n

Leia também em Saúde! 731b6k

  1. vacina

    Mitos e verdade sobre a vacina contra a gripe 3l1852

    Fake news são espalhadas por toda a parte, e podem ser um...

  2. Aves de MS

    Iagro investiga caso suspeito de gripe aviária em Angélica g444w

    Caso suspeito de gripe aviária é investigado em Angélica; Iagro orienta produtores...

  3. Kaleo lutou pela vida, voltou ao céu e será enterrado em MS 6o3z3h

    Uma família de Campo Grande enfrenta a perda do filho recém-nascido Kaleo,...

  4. Nova regra amplia o à bariátrica: quem pode operar agora 2u3t6a

    Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma nova resolução que atualiza as...

  5. Vacinação em Campo Grande

    Emei de Campo Grande vacina contra gripe até 22h nesta quarta 2s2k6i

    Quem está sem tempo para se vacinar contra a gripe, a Emei...

  6. Vacina contra Influenza está disponível na rede pública de saúde. (Foto: Julia Prado/MS)

    Casos de influenza disparam em MT e SES faz alerta para vacinação 1k6d14