1º foco de gripe aviária é confirmado em criação de aves em MS 2t306l
Vigilância sanitária está tomando as devidas providências; comercialização não será afetada 1na10
Nesta segunda-feira (18) foi encontrado o primeiro foco de gripe aviária em Mato Grosso do Sul. A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, no entanto, ainda segundo a pasta, a comercialização de aves não deve ser afetada.

O H5N1, vírus da influenza aviária de alta patogenicidade, foi encontrado em uma criação de aves domésticas de Bonito, cidade 283 quilômetros distante de Campo Grande.
Embora não seja preocupante do ponto de vista comercial, o Serviço Veterinário Oficial tomará medidas para contenção e erradicação do foco, além de intensificar as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região.
“O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros”, diz a nota. Este é o terceiro registro deste vírus em todo o Brasil. Dados atualizados apontam que até hoje 103 casos de gripe aviária foram confirmados no país.
À reportagem, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul) disse apenas estar a par da situação. Já a prefeitura da referida cidade, garantiu estar atuando junto ao Estado.