Violência política de gênero manchou semana da mulher em MS ci4p
Vereadores de Guia Lopes da Laguna, Naviraí e Cassilândia teceram falas polêmicas contra mulheres com mandato 54455p
Ironicamente, na semana da mulher, uma onda de violência política de gênero invadiu Câmaras Municipais de cidades sul-mato-grossenses. Vereadores ofenderam colegas mulheres durante sessões ordinárias e os casos ganharam repercussão.
No último dia 5 de março, a vereadora Débora Barbieri (Patriota) foi chamada de “burra” pelo vereador Daniel Cabral (PSDB), durante sessão na Câmara Municipal de Guia Lopes da Laguna, cidade 216 quilômetros distante de Campo Grande.
Os dois iniciaram discussão no começo da noite e a desavença acabou “na tribuna”. De acordo com Daniel, o tema era um projeto de lei aprovado em um dia em que a vereadora não estava presente, mas que, agora, estaria tentando “surfar na onda”, diante do sucesso do texto.
Na briga, o vereador falou que a colega “não era santa”. Débora entendeu o contrário e ocupou a tribuna para rebater a provocação.
“Agora sendo santa não sairei mais porque vocês vão precisar adorar a Débora”. Ao deixar a tribuna, o oponente diz “além de surda, é burra, né? Tá doido”. Após o ocorrido ele se retratou.
Naviraí 6ty38
No dia 11 de março, última segunda-feira, a Casa de Leis de Naviraí, 342 quilômetros distante da Capital, foi palco de episódio parecido.
Na tribuna, o vereador Antonio Bianchi (Podemos), teceu críticas à prefeita Rhaiza Matos (PSDB) e emenda o seguinte questionamento, “eu faço uma pergunta à população de Naviraí. Se um homem com experiência já não dá conta de uma cidade, imagina uma menina, que que ela vai fazer">Quero deixar minha opinião!