Referência nacional, Eloy Terena é 4º nome de MS na equipe de transição 47486p
O anúncio dos nomes foi feito após pressão da Apib, em Brasília, por uma equipe mais plural para tratar das políticas para povos originários 4r4f24
Referência nacional da luta indigenista, o advogado sul-mato-grossense Eloy Terena vai compor o gabinete de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eloy é quarto nome ligado a Mato Grosso do Sul a compor a equipe de Lula.
Além do advogado, Kleber Karipuna, Eunice Kerexu, Yssô Truká e Weibe Tapeba também integrarão o grupo de trabalho dos povos originários. Eloy Terena é coordenador jurídico da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e Kleber Karipuna e Eunice Kerexu, são coordenadores executivos da entidade.

Leia mais 6p1262
-
Chefe de facção foi flagrado com R$ 11,5 mil em dinheiro na prisão 45354h
-
Douradense conquista apoios e participa de Panamericano de Kickboxing 4t1e6g
-
Com drone e cão farejador, bombeiros procuram idoso desaparecido há 48h w2v1z
-
CNJ dá 10 dias para juízes verificarem condições de crianças em atos 63mm
Já Yssô Truká e Weibe Tapeba são lideranças de organização de base da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. O anúncio dos nomes foi feito após pressão da Apib, em Brasília, por uma equipe mais plural para tratar das políticas para povos originários. Dono da segunda maior população indígena do País, Mato Grosso do Sul até então não havia sido contemplado na equipe do governo de transição de Lula.
Além de Eloy a ex-secretária Nacional da Violência contra a Mulher, Aparecida Gonçalves; o ex-deputado federal João Grandão (PT) e a senadora Simone Tebet (MDB-MS) também representam Mato Grosso do Sul na equipe de transição.
Nascido na Aldeia Ipegue, em Aquidauana, Eloy Terena é advogado indígena com atuação no STF (Supremo Tribunal Federal) e Organismos Internacionais. Coordenador do Departamento Jurídico da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), o advogado é doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ) e em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui pós-doutorado em antropologia na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris.
Até o momento, 15 nomes foram divulgados para compor o grupo temático e mais quatro devem ser anunciados nos próximos dias.