Presidente da Câmara preso por duplo homicídio usava documento de parente morto 1x3ds
Parlamentar está em seu 2º mandato como vereador 236d1r
Preso preventivamente por duplo homicídio, o presidente da Câmara Municipal de Nova Nazaré, a 800 km de Cuiabá, vereador Márcio Túlio (PSDB), na verdade chama-se Valdoir Bento Tavares, e usava documento falso com o nome de parente morto. A informação é do delegado regional de Água Boa, Valmon Pereira da Silva, responsável pelo inquérito.

O vereador foi preso por volta das 17h dessa segunda (7). Na mesma tarde, foi cumprido mandado de prisão contra o irmão dele, um empresário de Goiás, que não teve a identidade revelada, pelos mesmos crimes. Ele também usava documentos falsos nos nomes de parentes mortos, disse a Polícia Civil.
Os dois assassinatos aconteceram em Ariquemes (RO), em 2007. De acordo com o delegado, o irmão do presidente da Câmara confessou os homicídios e alegou legítima defesa. Já o vereador foi ouvido na manhã desta terça e negou os crimes, mesmo depois de apresentada a confissão do irmão, disse Silva.
O parlamentar está preso em Água Boa, a 40 km de Nova Nazaré, e deve ar por audiência de custódia ainda nesta terça. O Primeira Página não localizou a defesa do suspeito, que vai ser autuado por falsidade ideológica, uso de documento falso e posse ilegal de arma de fogo.
A reportagem entrou em contato com o TRE-MT (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso), que preferiu não se manifestar sobre o caso.
LEIA MAIS: 2t3w33
Polícia investiga se corpo encontrado em matagal é de idosa desaparecida
Repercussão na Câmara 5k6u30
Segundo a assessoria da Câmara de Nova Nazaré, o vice-presidente, Marcos Vinicios Xavier de Carvalho (PSDB), assumiu interinamente o comando da Casa de Leis. Disse que aguarda uma notificação oficial sobre o caso e que assim que receber, vai tomar as providências cabíveis.
Em entrevista ao Primeira Página, o vice-presidente da Câmara disse que ficou surpreso com a prisão e que não tem conhecimento sobre o caso. A reportagem também entrou em contato com os vereadores Elson Kamiguchi e Ademar Matias, 1º e 2º secretários, respectivamente, mas não teve retorno.
“Ele está aguardando ser ouvido e fazer a defesa. A gente era amigo, de certa forma. Era um bom convívio, convívio normal”, declarou o vice-presidente.
Valdoir está em seu segundo mandato como vereador por Nova Nazaré, tendo sido eleito em chapa única como presidente para o biênio de 2021/2022. Ele também foi anunciado como pré-candidato a prefeito do município.

Investigação 165146
Conforme a Polícia Civil, as investigações da delegacia de Água Boa apontaram que o vereador e seu irmão participaram de um duplo homicídio em 1º de janeiro de 2007, em Ariquemes (RO).
Segundo o processo, os irmãos xingaram e ameaçaram as vítimas por causa de uma vaga de estacionamento em um local onde era celebrada a virada de ano. Com a ajuda do irmão, Valdoir atirou e em um grupo de pessoas, matando duas delas.
Uma pessoa chegou a ser presa, mas os dois irmãos eram considerados foragidos. De acordo com a apuração, após os crimes os suspeitos fugiram e assumiram novas identidades. O vereador foi, então, morar em Nova Nazaré, enquanto o irmão tornou-se empresário, dono de um comércio em Aruanã (GO).
Em troca de informações entre as polícias de Ariquemes e de Água Boa, porém, foram identificadas as verdadeiras identidades dos suspeitos.
As polícias dos dois estados cumpriram os mandados de prisão dos irmãos de forma simultânea em Goiás e Mato Grosso.
Outros crimes 4l2h2w
Na Delegacia Municipal de Água Boa, Valdoir responde por crimes como furto, ameaça, furto de gado, apropriação indébita, posse irregular de arma de fogo, receptação e direção perigosa.
Ele também já tem agens criminais na cidade Aruanã (GO) por furto em zona rural, lesão corporal, posse ilegal de arma de fogo e receptação.
FALE COM O PP 1318p
Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.