Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, morre aos 89 anos 6g3k4e
A causa da morte não foi confirmada, contudo, Mujica lutava contra um tumor no esôfago e2w1s
O ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano, o “Pepe” Mujica, morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo atual presidente do país, Yamandú Orsi.

“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo.”
Yamandú Orsi.
A causa da morte não foi confirmada, contudo, Mujica lutava contra um tumor no esôfago. Pepe também sofria de uma doença imunológica que havia afetado os rins.
Trajetória de Pepe Mujica 4u3s5
Nascido em Montevidéu, no dia 20 de maio de 1935, Mujica chegou a ficar 14 anos atrás das grades após seu envolvimento com o Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros. O grupo ficou conhecido por assaltar bancos e distribuir comida e dinheiro roubado aos pobres.
Em 1985, Mujica foi libertado, entrou para a política e ajudou a fundar o partido de esquerda MPP (Movimento de Participação Popular), até ser eleito deputado em 1994. Mujica ou pelo Senado uruguaio e, em 2010, assumiu a Presidência, governando até 2015.
Após deixar a Presidência, ele voltou ao Senado, cargo que ocupou até 2020, quando renunciou por motivos de saúde.
Ao longo de sua trajetória de vida, Mujica se tornou ícone da esquerda por levar uma vida simples e por sua defesa dos pobres e dos direitos humanos.