Ibama não foi chamado para discutir "Transporte Zero", diz superintendente 6pd24
Superintendente do Ibama em Mato Grosso, Cibele Xavier Ribeiro, participou do “Papo das 7”, do Bom Dia MT, da TV Centro América, desta quinta-feira (29) o3r5r
A superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Mato Grosso, Cibele Xavier Ribeiro, disse que o órgão não foi chamado para participar da discussão sobre o projeto de lei que proíbe o transporte e comercialização de peixes dos rios do estado. Ela participou do “Papo das 7”, do Bom Dia MT, da TV Centro América, desta quinta-feira (29).

“Tecnicamente falando, nós não fomos chamados. A gente tem assento no Cepesca (Conselho Estadual de Pesca do Estado de Mato Grosso) contudo não participamos de nenhuma discussão. Sabemos que o Ministério da Pesca emitiu uma nota indicando que era contrário ao segmento do projeto de lei, contudo não fomos consultados sobre isso”, pontuou Cibele.
O projeto “Transporte Zero” proíbe o armazenamento, transporte e venda de peixes no estado a partir do ano que vem, por um período de 5 anos. Na prática, proíbe a pesca profissional. O projeto foi aprovado na tarde dessa quarta-feira (28) pelos deputados estaduais, por 15 a 8.
O Ministério da Pesca e Aquicultura manifestou posição contrário ao projeto de proibição da pesca no estado do Mato Grosso.
Leia mais 6p1262
O posicionamento foi reado ao deputado Wilson Santos (PSD) e pelos presidentes da CNPA (Confederação Nacional da Pesca e Aquicultura), Edivando Soares de Araújo, e da Associação Segmentos da Pesca, Nilma Silva.
Coibir a pesca predatória é uma das missões institucionais do Ibama. A superintendente do Ibama pontuou que existem inclusive, operações de pesca em conjunto com a Sema (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) programadas.
“Em especial no entorno de terras indígenas que é nosso principal foco, contudo para essa atividade, esse projeto de lei, o Ibama não foi consultado”, destacou.