Em novo sorteio, TRE-MS tira PCO da propaganda eleitoral 121m6t
Segundo TSE, os partidos AGIR, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP tinham improbidades para integrar o plano de mídia da propaganda eleitoral 205l21
Em nova audiência realizada no sábado (20), o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) redefiniu a distribuição dos horários da propaganda gratuita nas emissoras de rádio e TV. Dos oito candidatos ao governo do estado, apenas sete terão espaço reservado a esse tipo de propaganda eleitoral. O candidato do PCO, Magno Souza, não terá esse meio de divulgação.

Segundo o TRE-MS, o novo sorteio foi feito por causa de uma comunicação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) quanto à impropriedade existente no Sistema do Horário Eleitoral, que impede os partidos AGIR, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP de integrar o plano de mídia. O primeiro sorteio havia sido realizado no dia 17 de agosto.
O candidato do PRTB e deputado estadual Capitão Contar só garantiu a propaganda eleitoral gratuita na TV e rádios porque a sigla coligou com o Avante, garantindo ao postulante 16 segundos de mídia.
Após essa mudança, a propaganda eleitoral dos candidatos ao governo começa com Adonis Marcos, concorrente pela federação PSOL/ Rede, com 20 segundos. Em seguida, entra a candidata da coligação “Tocando em Frente para Cuidar da Nossa Gente”, Rose Modesto (União Brasil), com segundo maior tempo do horário eleitoral de 2’03”.
A terceira aparição será do candidato com maior tempo de exibição, Eduardo Riedel (PSDB), da coligação “Trabalhando por um Novo Futuro” (Federação PSDB e CIDADANIA/ REPUBLICANOS/ PP/ PSB/ PL/ PDT). Porém ele ganhou um segundo e terá 3’41”.
O ex-governador André Puccinelli (MDB), da coligação “Ao trabalho de Novo, Com a Força do Povo” (DC/ SOLIDARIEDADE/ MDB), terá de explicar seus projeto em menos de um minuto (0’59”). Em seguida será a vez do ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD), da coligação “Muda MS” (PATRIOTA/ PTB/ PSC/ PSD), ocupará o tempo de 1’14”.
Leia mais 6p1262
-
Propaganda eleitoral: tempo em MS varia de 7 segundos a 3’40” 2zou
-
Propaganda eleitoral está liberada; veja o que pode e o que não pode 4w4b40
-
Tempo de propaganda eleitoral no rádio e tv é definido pelo TSE 1y2522
-
Justiça Eleitoral define regras para o retorno da propaganda dos partidos no rádio e na tevê 3c2d
Os últimos a aparecerem são a advogada Giselle Marques (PT), da Federação Brasil da Esperança” (PT/ PV/ PCdoB), terá 1’24” para expor suas propostas, e o deputado estadual Capitão Contar, da coligação “Mudança de Verdade” (PRTB/ Avante).
Na ocasião foram elaborados o novo plano de mídia e também o sorteio das sobras provenientes da distribuição das inserções – três segundos.