Com voto a favor de Zeca do PT, Temer ganha título de Cidadão de MS 5m1r1t
Homenagem ao ex-presidente da República na Alems teve votos contrários de dois deputados petistas, que fizeram alusão ao impeachment de Dilma Rousseff 47626l
O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) ganhou o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. A homenagem, de autoria do deputado Marcio Fernandes (MDB), foi aprovada na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), nesta terça-feira (5), por 19 votos favoráveis e 2 contrários.

Votaram contra Gleice Jane (PT) e Pedro Kemp (PT), fazendo alusão ao impeachment da ex-presidente da República Dilma Rousseff em 2016. Para os petistas, o então vice-presidente Temer é tido como um dos articuladores do “golpe”.
Porém, a bancada não foi unânime e teve o voto favorável de Zeca do PT à homenagem.
“Para declarar meu voto, a par de qualquer interpretação, e eu respeito essa que o deputado Pedro Kemp fez, mas a par dessa discussão que haverá a história de julgar, eu atribuo ao presidente Temer uma decisão ousada, visionária, corajosa, que nenhum outro presidente, pelos menos os três últimos que o antecederam tiveram, e tive a oportunidade de conversar com os três em função do sonho dos meus irmãos que já se foram de pensar a Rota Bioceânica. Absolutamente convencido de que o ex-presidente Temer merece essa justa homenagem, eu voto sim”, afirmou Zeca do PT na declaração de voto.

Em 9 de agosto, durante sessão na Alems, Zeca do PT, que coordena a Frente Parlamentar para o Acompanhamento da Implantação da Rota Bioceânica, já tinha falado em homenagem a Michel Temer.
“É absolutamente legítimo, importante, respeitosa essa homenagem que esta Casa, através da Frente Parlamentar em Defesa da Rota Bioceânica, vai fazer. Vamos homenagear o ex-presidente Temer, o ex-presidente Marito e o ex-ministro Carlos Marun, que foi o grande responsável também, como diretor da Itaipu Binacional. Esta casa vai ter a oportunidade justa, importante e singela de homenagear os dois ex-presidentes responsáveis pela ousada obra que vai nos ligar ao oceano Pacífico”, declarou Zeca do PT na ocasião.
Em 21 de dezembro de 2018, Michel Temer, que estava no fim do mandato presidencial, e o então presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez (Marito), am uma declaração presidencial conjunta sobre a construção de duas novas pontes ligando os dois países. Uma das pontes, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Paraguai), é a principal obra para viabilizar a Rota Bioceânica.