Abilio xinga ministro da Agricultura no lançamento de feira agropecuária 3yz31
Durante evento de lançamento da Expoagro, prefeito de Cuiabá atacou o ministro da Agricultura e o governo petista. 4l3h4g
No lançamento da 57ª Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro), na noite dessa quinta-feira (10), o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) xingou o Partido dos Trabalhadores e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
“Quem acha que ser ministro da agricultura de um governo petista é alguma coisa, para nós ‘bosta’ é a mesma coisa”, declarou, no discurso. (Veja vídeo acima)
A Expoagro está prevista para acontecer de 10 a 20 de julho.
Abilio também afirmou que o ensino sobre agro nas escolas é deficiente, pois não fica claro que Cuiabá é sim um polo do agronegócio, além disso, é preciso esclarecer aos estudantes que o MST (Movimento dos Trabalhadores sem Terra) não produz.

As declarações geraram repercussão. O superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Leny Rosa Filho, que estava no evento, postou uma mensagem criticando o prefeito.
“Parabéns ao Sindicato Rural de Cuiabá pela organização da 57ª Expoagro. Pena que o brilho da festa foi ofuscado pela falta de educação e despreparo do prefeito de Cuiabá que desconhece o papel institucional do Ministério da Agricultura e não tem respeito pelas autoridades eleitas de forma democrática pelo povo”, disse, no Instagram.
Em entrevista ao Primeira Página, ele rebateu Abilio: “ainda não desceu do palanque, é ineficiente, não esquece do ex-prefeito, faz política partidária extremista em evento institucional e não respeita as instituições”.
Para ele, o comportamento pode prejudicar a população.
“Cuiabá pode entrar num estado de isolamento prejudicando a população. A agroindústrias já poderia estar se beneficiando do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), programa ofertado pelo Mapa, e comercializando produtos todo território nacional. Mas, o prefeito Abilio não adere ao programa pelo simples fato de ser um programa do governo federal”, comentou.
O Primeira Página procurou a assessoria do prefeito para se manifestar sobre a crítica do superintendente do Mapa e não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
O ministro Carlos Fávaro também não se posicionou ainda.