'Só danço se for um lambadão!': projeto de lei cria dia de ritmo típico de MT 4o5m4b
"Tal qual uma fórmula matemática, o Lambadão está para a cultura várzea-grandense, são inseparáveis", diz trecho do projeto de lei 21213o
Tenho certeza que você leu cantando, porque essa música registra bem o sentimento do mato-grossense: é só ouvir tocar lambadão em uma festa, que não dá para ficar parado. Em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, o ritmo tão amado ganhou um dia só dele, com a aprovação do projeto de lei nesta terça-feira (22).
O Dia do Lambadão será celebrado preferencialmente no dia 10 de setembro de cada ano, em alusão ao aniversário do Chico Gil, o popular Rei do Lambadão.

De acordo com o documento, a lei foi sancionada com o objetivo de promover a cultura, difundir o ritmo musical; e resgatar as tradições e histórias do povo mato-grossense.
“Tal qual uma fórmula matemática, o Lambadão está para a cultura várzea-grandense, assim como o piu-piu está para o frajola. É dizer, são inseparáveis. O povo várzea-grandense não pode abandonar as origens e tradições, a cultura não pode ser esquecida e é por isso que a minuta estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia do Lambadão”, diz trecho do projeto de lei.
O projeto, apresentado pela vereadora Rosy Prado, determina ainda que as apresentações artísticas e musicais realizadas no Dia do Lambadão, devem contar com a ajuda de voluntários, e não será permitido pagar nada a quem participar.
O ritmo surgiu em meados de 1990 na periferia de Cuiabá e virou sucesso com a música ‘Ei amigo’ do cantor Chico Gil.