Toca Raul 4a151t

Saiba como escolher músicas para casamento 5o4p50

Essa hora vai chegar pra quase todo mundo uma vez na vida. Para alguns, duas ou três vezes. Pra outros, nenhuma. Sendo noiva, amigo ou padrinho, você vai poder ajudar a escolher as melhores músicas para casamento. 6b42p

Eu canto em casamento desde que me entendo por gente.

Fui criado em Alto Taquari, interior de Mato Grosso, e sempre participei do ministério de música na igreja com meus pais e irmão.

No interior, é bastante natural que o mesmo grupo que canta nas missas aos domingos, cante também em todos os casamentos que são celebrados lá.

Mesmo se você não conhece os noivos, é você que vai cantar. O padre chega e diz: “Olha só, sábado tem casamento. Vocês podem cantar?” E a gente cantava sempre.

@raulruffo

Qual foi a sua ou qual vai ser a sua? #casamento #noiva #wedding

♬ som original – Raul Ruffo

Muitas vezes os noivos nem se envolviam na hora de escolher as músicas. Nós mesmos que escolhíamos e até já tínhamos um “repertório” pronto pra esses casamentos. Os noivos só ouviam na hora.

Quando me mudei pra cidade grande, um grupo musical entrou em contato comigo dizendo que eles cantavam em casamentos e que estavam precisando de um cantor.

Eu, prontamente, disse que sim, que poderia cantar com eles como fazia em Alto Taquari.

A próxima frase que o dono do grupo musical disse pra mim, faria minha cabeça explodir naquele momento. Ele disse:

“A gente paga um cachê de 200 reais”.

E eu respondi: “Tudo bem”.

Mas eu estava pensando: “O que???? Aqui eles pagam pra gente cantar em casamento????”

Nunca tinha visto isso, no Taquari ninguém pagava. Cantar na igreja e receber pra isso. O verdadeiro milagre.

Depois disso, comecei a participar profissionalmente de casamentos assim como fazem os fotógrafos, cerimoniais, juízes de paz e os Padres.

O início não foi muito difícil pra mim porque praticamente todas as músicas católicas para casamento eu já havia cantado.

Tive que aprender as evangélicas e descobri que também era possível cantar músicas seculares nas cerimônias. As músicas do mundão.

Descobri que, diferente de em Alto Taquari, quase todos os casais se importavam muito com as músicas da cerimônia deles!

Em muitos casos, os noivos chegavam já com a listinha das músicas prontas, só para encaixarmos no roteiro.

Entre casamentos sem cachê e “destination weddings” pomposos e caros, lá se vão mais de duas décadas cantando em casamentos.

Banda de casamento
Eu com a Cia Sinfônica – um dos maiores grupos de casamento do Brasil, em São Miguel dos Milagres, Alagoas.

Já conversamos aqui sobre quais músicas não escolher para o seu casamento e agora, vamos seguir para um caminho um pouco mais propositivo.

Por onde começar? 3ps60


Se for uma celebração religiosa, os noivos devem começar entendendo as particularidades da religião que escolheram casar-se.

Não faz sentido num casamento evangélico a noiva entrar ao som de “Ave Maria”. Apesar de muito solene e combinar com o momento, os evangélicos não cultuam Maria como os católicos.

Em casamentos evangélicos, é menos comum incluir músicas seculares (do mundão). Os pastores costumam preferir e sugerir que todas as músicas sejam gospels.

Se o casamento for católico, existem outros momentos no rito da celebração que precisam ser incluídos no roteiro comum do casamento, como por exemplo o Salmo, a Aclamação ao Evangelho e o canto de Comunhão se os noivos decidirem tomar durante a cerimônia.

É mais comum na cerimônia de casamento católico, que se inclua músicas seculares, mas, não devem ser encaixadas nos momentos do rito da missa, como numa comunhão por exemplo.

Além disso, é preciso ter cuidado com as letras das músicas escolhidas. Afinal de contas, o casamento católico é sempre realizado dentro de um ambiente sagrado: A igreja.

É importante também dividir todas as músicas escolhidas com o Padre, pra que não haja nenhum mal-estar na hora da cerimônia.

Agora, se a celebração não for religiosa, você pode ir de death metal a funk sem medo.

E depois? 565j4q

Bom, depois de alinhar as músicas com o estilo da sua celebração, você deve pensar em quais músicas escolher.

Eu sugiro sempre que os noivos – antes de pesquisarem – escrevam as músicas que fazem sentido pra vida deles, dos dois juntos, sem se preocuparem com roteiro. A música que marcou o primeiro beijo, que eles ouviam no começo do namoro, que era sucesso no lugar onde frequentavam, enfim, músicas que conectem o casal de alguma maneira.

Depois, cada um pode escrever algumas músicas que gostam, mas, na individualidade. Uma música de um filme que o noivo se identifica ou de uma cantora que faz a trilha sonora da vida da noiva.

Com as músicas escritas, sentem juntos e confirmem se não há nenhuma “musica non grata” entre o casal. Vai que você escolhe uma música que lembra o ex dele?

Agora é só pegar o roteiro e tentar encaixar essas músicas nos momentos do casamento. Não se preocupe se alguma música não tiver se encaixando em nenhum momento, haverá um lugar pra ela mais pra frente.

Normalmente esse é o roteiro básico de um casamento: 4z2i30


Entrada do noivo

Entrada dos pais

Entrada dos padrinhos

Entrada da florista

Entrada da noiva

Salmo e aclamação ao evangelho (se for católico)

Entrada das alianças

Comunhão (se for católico)

s e fotos

Saída

Cada momento desse vai precisar de uma música ou mais, no caso de muitos padrinhos e das s e fotos.

A escolha das músicas pra cada momento é bastante intuitiva. Na entrada do noivo é legal que seja uma música que tenha sinergia com a história de vida do noivo. Na dos pais, é legal escolher alguma canção que preste uma homenagem aos pais de alguma forma e por aí vai.

Alguns momentos são coringas, aceitam (quase) qualquer música. Entrada da florista, Entrada das alianças, s e fotos. Esses momentos podem ser usados para encaixar aquelas músicas que foram escolhas individuais.

Na entrada da florista, é importante observar que ela antecede a entrada da noiva. É uma preparação para o grande momento e precisa ser encarada como tal.

Na entrada das alianças, também é preciso ter em mente a força daquele momento. Mas isso é só um toque tá. MUITA gente dá outra intenção pra esse ato.

Já cantei em muito casamento que, na entrada das alianças, nós tocamos a música do 007 e entrou uma criança vestida de agente secreto, armada, carregando uma maleta com as alianças. E tudo bem, esse é o momento de colocar o que vocês acham legal .

Nas s e fotos, pode apertar o aleatório e ser feliz. Cabe qualquer coisa aqui. Desde aquele rock antigo que só o noivo gosta até o Sandy e Junior que a noiva ouvia na infância.

As músicas que não se encaixaram em nenhum momento mas precisam estar no casamento de vocês, serão colocadas pra tocar nas s e fotos. Cabe umas três, quatro músicas, a depender da quantidade de fotos que vocês vão tirar antes de saírem do salão ou da igreja.

Depois da playlist das s e fotos, chega a hora da saída.

Na saída também cabe quase tudo, mas, é preciso ter em mente que é essa é a música que vai escoltar vocês até o mundo exterior pela primeira vez como um casal real oficial. Precisa representar o que vocês querem ou o que vocês viveram. Precisa ser animada, afinal de contas, depois tem festa.

Garanto uma coisa a você. Você vai escolher a decoração, as leituras, o Dj, a banda, o cardápio, a igreja, tudo. Mas nenhuma dessas coisas vai ser capaz de imprimir a identidade de vocês no casamento como as músicas escolhidas para a cerimônia. E esse texto é um bom começo, mãos a obra.

Leia mais 6p1262

  1. Saiba quais músicas não escolher para o seu casamento 5i6k5y

  2. Conheça o Trítono: O som “proibido” pela igreja católica 396c2q

  3. 3 Sucessos de Sandy e Junior que são do Xororó e você não sabia 67323p

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Toca Raul, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Leia também em Música! 5y4a35

  1. Obcecada por Michael Jackson, fã inspirou um dos maiores sucessos da música pop 4r2o31

    Quando Michael Jackson lançou “Billie Jean” em 1983, o mundo inteiro dançou...

  2. Roberto Carlos

    Visita à prisão inspirou Roberto Carlos a criar um dos seus maiores clássicos 1f3jk

  3. trem do pantanal

    DJ de MS transforma canção Trem do Pantanal em remix emocionante 5y181e

    Sucesso em todo país, a canção Trem do Pantanal ganhou uma nova...

  4. Romance e fantasmas: clássico sertanejo conta história e morte e amor proibido 285np

  5. Coldplay não vem mais ao Brasil

    Coldplay cancela turnê no Brasil; e como fica o show de graça no Pará? 3a341

    A banda Coldplay cancelou a turnê marcada para ser apresentada em novembro...

  6. Marta Cel

    Marta Cel comanda oficina gratuita de canto e violão em Campo Grande m3s4h

    Campo Grande tem oficina gratuita de canto e violão com professora renomada:...