Quem descobriu a música? 232mw
Ninguém inventou a música. Ela faz parte de uma lógica do universo que sempre existiu, mas que precisou ser descoberta por alguém para que pudéssemos usá-la intencionalmente, tipo o fogo. 3f6n3r
Que música é matemática muita gente já sabe.
Em quase todos os aspectos, a música é uma ciência exata apesar da subjetividade da interpretação do som. A harmonia, o tempo e até a métrica das letras, tudo isso é construído em cima de fórmulas matemáticas, muitas vezes até complexas.
Ser bom de fazer contas de cabeça é uma ferramenta poderosíssima para um instrumentista. Ele pode mudar o tom da música sem precisar usar o instrumento, criar diferentes harmonias dentro de uma escala sem ficar “pescando” as notas, saber como vai ser o ritmo só pela fração do como e muitas outras aplicações.
4/4, semínima, sétima, terça, escala, binário, tercina, todos esses termos da música são termos de teoria matemática pura.
O músico pode dizer que a harmonia de uma música esta errada sem precisar ouvi-la. Só de fazer as contas na partitura ele já sabe que o resultado não vai estar correto.
Música é matemática. Música também é física. Frequência, pressão sonora, comprimento de onda. Música é química, mas isso é assunto pra outra hora.
Vamos falar sobre o cara que “inventou” a música. Coloco entre aspas porque a música é um elemento que sempre existiu no universo. Esteve sempre solta por aí. O que esse cara fez foi entender como ela funcionava. Ele desvendou.
A eletricidade nunca foi inventada por Nikolas Tesla, ele só aprendeu como dominá-la. A eletricidade sempre esteve aí. O Homo Erectus nunca inventou o fogo. Ele descobriu como manipulá-lo. O fogo sempre esteve aí.
A música é uma força da natureza, assim como o fogo, a eletricidade, o vento 644z44
Por volta de uns 530 anos antes de Cristo, um pensador e matemático grego aprendeu como domesticar a música. Já existia música na época. Flautas de osso, tambores, mas era uma música selvagem.
A música era um lobo bravo e Pitágoras permitiu que ela fosse um sofisticado pastor alemão.
Pitágoras. Aquele do teorema que assusta tanta gente na escola: c²=a²+b².
Isso significa que, o mesmo cara que descobriu que o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos, descobriu Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó.
Eu não escrevi uma frase sem sentido só pra te confundir. O que eu falei tem todo o sentido.
Pitágoras, além de inventar o teorema de Pitágoras, ele inventou o monocórdio, um instrumento musical de uma corda só.
Nosso pensador percebeu que quando ele tocava uma corta solta, o monocórdio emitia determinado som. Quando ele apertava essa corda exatamente no meio, ela emitia a mesma nota, só que mais aguda.
Então ele percebeu que existia uma lógica por trás disso: cada tipo de divisão que ele fazia na corda, ela emitia um som diferente. Cada fração da corda tocava uma nota diferente.
Se a corda solta tocava um dó, 1/2 dela toca um dó mais agudo e conforme ele fosse avançando, a corda tocaria notas diferentes.

Pitágoras documentou isso e essa lógica gerou os sons em escalas. Foi daí que nasceram as escalas musicais, os modos gregos e tudo o que veio depois.
Se não fosse a descoberta de Pitágoras, provavelmente não existiria o violão, o piano e tantos outros instrumentos mais complexos.
Portanto, a partir de agora, todo o ódio que você sente de Pitágoras por causa das notas ruins que ele fez você tirar na escola, deve ser transformado em amor por causa das notas musicais que ele te permitiu ouvir e tocar, de maneira harmônica e organizada.
Será que existem ainda outros elementos como a música, o fogo e a eletricidade para serem descobertos?
Comentários (3) 616d10
Ssnto Pitagoras
A Música é a Paz de Deus que jamais Acabará. É Sinônimo de Amar.
Não há data e nem dia nem ano, tudo é um mistério que
Provém da Natureza. A Natureza por si só é a Música. Valeu Raul.
Excelente Raul. Uma sínte
se dos que dizem que o universo
É uma sintonia.