Toca Raul 4a151t

O premiado produtor musical que não toca nada 1np8

É possível ser um produtor musical com 5 Grammy’s e não ter conhecimento técnico sobre música? 264u4y

Nosso texto vem pra dar esperança à você que é apaixonado por música e só não investiu na carreira porque a música está sempre no tom e você no Jerry. Você que não compreende como é possível assoviar e bater palmas ao mesmo tempo, mas se sente parte desse mundo fascinante da música e se expressa comprando camisetas de banda.

@raulruffo

É possível fazer música sem saber música? #música #rickrubin #fy

♬ Epic Inspiration – DM Production

Um dos produtores musicais mais bem-sucedidos do mundo trouxe a fagulha que o seu sonho precisava para reascender e te transformar numa engrenagem da indústria da música. Você, afegão médio, pode ser um produtor musical.

Vou te apresentar Rick Rubin:

RICK RUBIN PRODUTOR MUSICAL
Produtor musical Rick Rubin

Rick tem 59 anos, é americano, tem 5 Grammy’s na estante, produziu nomes como Red Hot Chili Peppers, Adele, AC/DC, System Of a Down, Mick Jagger, Johnny Cash, Shakira, U2, Linkin Park, Justin Timberlake… (a lista de estrelas é longa) e revelou em 2023 que não tem conhecimentos técnicos sobre música e que mal toca algum instrumento. Isso foi dito durante uma entrevista para o programa de TV americano “60 minutes” da CBS.

O que Rick revelou nessa entrevista, fala muito sobre criatividade. O quanto a criatividade é poderosa, diversa e complexa.

É possível alguém sem conhecimentos técnicos sobre determinada área se tornar um especialista? Se a criatividade for a base dessa área, sim. Dentro das artes isso acontece com uma certa frequência. Quentin Tarantino por exemplo, não ou por uma universidade de cinema e é um dos maiores diretores do mundo.

LEI MAIS: O superpoder do Michael Jackson

Funções como a de diretor e de produtor musical, estão ali pra fazer com que todos os elementos de uma obra trabalhem em conjunto de uma maneira a provocar determinado efeito no público. E o que é preciso? Bom gosto. E o que é bom gosto? Bom, isso é difícil de definir, mas, eu tenho certeza que ter um bom gosto não é gostar de música clássica ou ouvir jazz e Beatles. Nesse contexto da produção musical, existem arranjos de bom gosto pra funk, pra pagode, pra rock, pra sertanejo e pra todos os gêneros musicais. O produtor precisa ter essa sensibilidade. Rick Rubin, quando defende seu sucesso no mercado mesmo sem saber tocar, diz: “a confiança que eu tenho no meu gosto, e minha habilidade de expressar o que eu sinto, tem se provado útil para os artistas.” Rick conta que o que ele sabe é: o que ele gosta e o que ele não gosta, com precisão.

É claro que Rick é uma gigante exceção no mercado. Ele tem uma maneira muito particular de pensar a música, muitas vezes, na contramão de tudo o que já havia sido pensado antes. Ele defende, por exemplo, que o público venha por último no processo criativo. Não se deve pensar no público na hora de produzir uma música. É isso que um dos maiores produtores musicais do mundo concluiu. E o argumento dele pra defender essa tese (e que eu concordo plenamente) é que o público não sabe o que quer.

LEIA MAIS: Chat GPT faz música pra quem confunde MS com MT

Questionado se toda a indústria da música não foi construída sobre a ideia de tentar descobrir o que as pessoas gostam, Rubin respondeu: “Talvez pra alguém pode ser assim, mas não é pra mim”.

O poder do Rick é a criatividade. Ele defende a ideia de que criatividade te faz melhor em todas as áreas da vida. Ela te faz um melhor funcionário, um melhor empreendedor, um melhor marido, uma melhor esposa e pode até te transformar em um ser humano que nunca imaginou ser capaz de ser.

Criatividade é uma maneira de olhar pro mundo. É fugir do comum, é não se contentar com a correnteza e nem aceitar as respostas que já foram dadas. Criatividade é ter coragem de dizer que 2 + 2 pode ser 5 e inventar um bom argumento pra defender isso. Criatividade é se abrir para sentir o mundo e responder aos impulsos sem preconceitos. Criatividade é ser sem estar. É acreditar que tudo o que podemos pensar, podemos realizar.

E se você está pensando “Ahhhh, mas eu não sou uma pessoa criativa”. Esse problema também tem solução. Dá uma olhada nas redes sociais desse cara @Murilogun. Ele é um ex-humorista que virou professor de criatividade. Tem muito conteúdo legal, de graça, ensinando a teoria e a prática da criatividade.

Outra dica é o livro do Rick Rubin, nosso produtor musical que não sabe de música. “O modo criativo: Um jeito de ser”. Esse você vai precisar comprar por aí.

Leia mais 6p1262

  1. Luan Santana é o novo Roberto Carlos? 4w3d54

  2. Oscar 2023: Canções que já ganharam a estatueta e você não sabia 4q141

  3. 5 músicas que são do mesmo compositor e você não sabia 134t4m

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Toca Raul, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Leia também em Música! 5y4a35

  1. Coldplay não vem mais ao Brasil

    Coldplay cancela turnê no Brasil; e como fica o show de graça no Pará? 3a341

    A banda Coldplay cancelou a turnê marcada para ser apresentada em novembro...

  2. Marta Cel

    Marta Cel comanda oficina gratuita de canto e violão em Campo Grande m3s4h

    Campo Grande tem oficina gratuita de canto e violão com professora renomada:...

  3. Lagoa Vermelhha

    A história real de um filho que não conseguiu aceitar a morte do pai se transformou num dos maiores sucessos dos anos 90 4k4v2x

    Raul Ruffo
    Raul Ruffo
  4. Guns N' Roses

    Guns N’ Roses inclui Cuiabá na turnê pelo Brasil? Entenda! 383s1l

  5. Katy Perry e Mariah Carey no The Town

    The Town 2025: pré-venda de ingressos disponíveis 736i1m

    A pré-venda do The Town 2025 está disponível. Katy Perry e Mariah...

  6. Natiruts em Campo Grande

    Fim de Natiruts: banda apresenta última turnê em Campo Grande 1b472s

    É fã de Natiruts? A banda de reggae fará sua última turnê...