Músicas famosas com erros na gravação que você não percebeu h3x1o
Enquanto soavam acordes e progrediam harmonias, a música praticava o ilusionismo e desviava o seu foco de erros graves em grandes canções da música mundial. Como você deixou ar? h5023
Agora nós vamos jogar luz para o que não querem que você ouça. A parte oculta na música que esconde a cagada de alguém ou, intencionalmente, deixou alguma coisa fora da casinha pra colocar um pulga atrás da sua orelha.
Quem me sugeriu esse tema foi o Maestro da Orquestra Sinfônica de Mato Grosso, Fabrício Carvalho que, como o título sugere, sabe tudo de música. O que o título não sugere é que ele também é profundo conhecedor de música popular e entende muito dos meandros desse mundo sonoro e misterioso.
Falam que música é matemática. Matemática é uma ciência exata. Dessa forma, existe o certo e o errado. O desafinado e o afinado. No tempo e fora do tempo. O grave e o agudo.

A diferença é que na matemática, quando o resultado está errado, você não chegou no resultado. Na música, muitas vezes, o resultado pode estar errado, mas você pode alcançá-lo mesmo assim.
Intrigante né? Você conhece algum cantor desafinado que conseguiu conquistar o público? Tenho certeza que sim. A matemática musical dele está errada, mas ele conseguiu chegar no resultado.
Portanto, apesar de música ser matemática, existe uma complexidade maior nessa arte que a permite relativizar a matemática. 1+1 pode ser 3, na música.
Você pode tocar fora de uma escala pra alcançar determinado efeito. Se quer deixar o ouvinte agoniado, você pode tocar fora do tempo intencionalmente. Na edição, é possível deixar o áudio “estourar” pra provocar o público de alguma forma.
Na nossa lista de hoje, alguns dos erros foram assumidos tempos depois, outros, ainda não sabemos se foi intencional ou não. Fato é que os erros existem e persistiram por todo o processo da produção da música: gravação, edição, mixagem, masterização e ninguém reparou.
Depois que a música foi lançada, algum cidadão percebeu o erro e espalhou a palavra pra gente comentar nas rodas de amantes da música.
Existem também muitas músicas de sucesso com erros gravíssimos de gramática, mas, isso é assunto pra outro momento.
Músicas famosas com erros na gravação. 1j4243
I Write Sins, Not Tragedies- Panic At The Disco 5i2c2u
Todo adulto que surfou a onda emo dos anos 2000 conhece essa banda. Arranjos agressivos e letras sentimentais, temperavam o som de Panic At The Disco, junto com um vocal marcante e um visual bem particular.
O erro dessa música é, sem dúvida, um erro técnico que ou na edição e não foi deixado intencionalmente. Não perceberam e lançaram assim mesmo.
Em quase todas as gravações de voz de estúdio, é usada uma ferramenta chamada “autotune”, que hoje ficou conhecida por ser usada por funkeiros para permitir que cantem no tom ou para causar um efeito diferente.
Mas essa ferramenta nasceu para corrigir pequenos erros de afinação na hora de gravar voz ou outro instrumento mais orgânico, vamos dizer assim.
É de praxe que o editor de áudio dê uma ada no autotune depois que a voz é gravada. Mesmo se for um grande cantor.
Nessa música, aos 2:14, é possível perceber um erro de calibragem no autotune durante a palavra “haven’t”. Se você ouvir algumas vezes, vai conseguir perceber.
Roxanne 1c6f2c
Um dos maiores sucessos da antológica banda britânica, The Police, foi eleita pela revista Rolling Stone uma das 500 melhores músicas de todos os tempos e em 2008 entrou para o Hall da Fama do Grammy. Tem um erro nessa música, acredite.
Mas esse é uma daqueles “erros”, assim, entre aspas, porque pode ter sido algo que ocorreu durante a gravação e por uma questão estética, o produtor resolveu deixar dessa forma e acabou trazendo um charme a mais para a canção.
Repare que no início da música, é possível ouvir alguns barulhos estranhos, de teclas de piano tocadas aleatoriamente, seguidos de uma risada do vocalista Sting. Provavelmente ele se atrapalhou na hora de se sentar no piano, fez alguma desastrice e deu risada disso.
Wish You Were Here- Pink Floyd 2ac1j
Outro clássico do rock de uma das maiores bandas da história, traz uma tosse do guitarrista e vocalista David Gilmour, seguido de uma fungada, isso aos 42 segundos da gravação da versão de estúdio.
David Gilmour fumava muito nessa época e alguns fãs dizem que quando ele ouviu essa tosse na gravação, ele resolveu parar. Dá pra acreditar?
Leia mais 6p1262
Por favor, não façam agora “Textos de coluna com erros que você não percebeu”. Aí eu perco o emprego.