Luan Santana é o novo Roberto Carlos? 4w3d54
Antes de você surtar, vamos refletir e traçar um paralelo.
Roberto se destacou nos anos 60, com a Jovem Guarda. Nessa época conquistou milhares de fãs, principalmente os mais jovens. Os mais velhos torciam o nariz e diziam que Roberto Carlos era moderno de mais, copiava o estilo de fora do Brasil, usava muita guitarra elétrica e até levantavam rumores sobre sua sexualidade. Roberto fazia a música pop brasileira da época. Foi rejeitado no começo da carreira por grandes gravadoras, mas persistiu e explodiu. Ganhou programa de TV, vendeu milhões de cópias e foi coroado no programa do Chacrinha, como “O Rei da Juventude”. Hoje ele é o rei.

Luan Santana começou a aparecer do meio pro final da primeira década dos anos 2000, como sendo um dos únicos cantores solos de um movimento chamado Sertanejo Universitário. Era um “produto” muito diferente. Uma voz que não era comum para o sertanejo, cantando sozinho, com uma estética mais pop, adolescente, foi por muito tempo motivo de chacota entre uma parte do público sertanejo da época e teve dificuldade pra ganhar respeito de alguns artistas consagrados do gênero. Mas ganhou o respeito do público e conquistou uma carreira sólida. Neste ano de 2022 (o décimo quinta da carreira) emplacou 3 músicas ao mesmo tempo entre as mais tocadas do Spotify.

Quem escolhe o rei é o público, mas quem coroa é a mídia. Porque ela precisa de um rei. Alguém precisa dar um brilho a mais em momentos especiais. É preciso que fique claro quem é o “mais”. E como nenhum reinado é eterno…
Este ano os dois artistas ganharam especiais musicais de fim de ano na Globo. O Luan e o Roberto. 27 de dezembro, foi ao ar o especial Som Brasil, em comemoração aos 15 anos de carreira de Luan Santana. O programava marcou 14,9 pontos percentuais de audiência, 3 vezes mais que o canal vice-líder no horário. A maior fatia do público (7,5 milhões de telespectadores) estava na faixa entre 35 e 49 anos. Não eram adolescentes. Assim como Roberto quando estava na fase de transição pra tirar o rótulo da Jovem Guarda, Luan apostou num repertório romântico, cantou Elvis, Caetano, Marisa Monte.
Assim como nos 47 anos anteriores, o já tradicional especial do Roberto, foi também um bom espetáculo. Exibido na sexta-feira anterior, 23 de dezembro, marcou 18,6 pontos de média na audiência e teve uma audiência 6% maior que a do especial do ano anterior. Sucesso.
Leia mais 6p1262
Bom moço, longe das polêmicas, hitmaker, faz sucesso com as mulheres, queridinho da Globo, campeão de audiência e politicamente correto. Posso estar falando tanto de um quanto de outro, né? Esses parecem ser alguns dos atributos necessários para ser “O Rei” no crivo da mídia. Mas, agora, não teremos mais o Chacrinha para coroar. Luciano Huck é o novo Chacrinha? Eu sei que pra quem é saudosista, essas comparações podem até ofender. O ado sempre parece melhor né? Mas a vida segue e precisamos estar atentos aos novos reis para que não nos tornemos súditos insubordinados.
claro que o luan é o sucessor dos finais de ano do roberto carlos isso é ÓBVIO e tenho até provas ESPECIAL LUAN SANTANA pic.twitter.com/TvDIe3Q3nq
— clara (@luanpotter) December 27, 2022