’Dona’ tem nome e sobrenome: o romance que virou hino nacional 53685s
Inspirada em um romance real, a música ‘Dona’ atravessou gerações e conquistou o Brasil com uma história que começou em um bar e virou trilha sonora da nossa memória. 6f4hw
Um dos maiores sucessos da música popular brasileira, a canção Dona tem uma origem tão marcante quanto sua melodia inesquecível. Apresentada originalmente por Sá & Guarabyra no Festival de Música Popular Brasileira de 1982, a música alcançou ainda mais popularidade com a regravação do grupo Roupa Nova em 1985, integrando a trilha sonora da icônica novela Roque Santeiro, da Rede Globo.

Mas por trás do sucesso nacional, existe uma história real, de paixão e inspiração. No final dos anos 1970, o músico Guarabyra conheceu Marisa Saad, estudante de veterinária que organizava festivais em Jaboticabal.
O encontro aconteceu em um bar paulistano chamado Dama da Noite, onde Marisa buscava atrações para um evento universitário. O convite para o show, que teve cachê simbólico, acabou acendendo uma chama que durou uma década, entre idas e vindas.
“Foi uma paixão muito louca”, relembra Marisa, que hoje revela ter sido a musa inspiradora da música. Segundo ela, Dona surgiu de uma das intensas fases do relacionamento com Guarabyra. “Ele costumava me chamar de Espanhola”, disse, relacionando a composição à sua história com o artista.
A música, eternizada na voz de Flávio Venturini, se tornou um hino romântico de gerações.
Essa e outras curiosidades sobre a trajetória de Sá & Guarabyra, Roupa Nova e os bastidores da música brasileira estão na entrevista conduzida por Rosane Queiroz, disponível no perfil @rosanequeiroz.