Vídeo mostra homem esfaqueando sucuri às margens de rio 2i3t30
Um homem foi filmado dando golpes de faca em uma cobra sucuri nas margens de um rio, que seria em Cuiabá. Durante o vídeo, é possível ver que o homem ataca a cobra que estava parada, enquanto uma segunda pessoa, que estava filmando, o incentiva a continuar com o ato.
No início do vídeo é possível ver duas pessoas às margens do rio, enquanto estariam pescando. Uma terceira pessoa incentiva o homem, que se chamaria Vitor, a atacar a cobra.
O homem que está sem camisa pega uma faca e começa a esfaquear a cobra, que estava parada ao seu lado. O animal sequer viu a aproximação do homem ou teve tempo de reagir.
Enquanto é atacada, Vitor e o homem que filmava dão risadas da situação. O terceiro homem se vira para não ter o rosto filmado e permanece em silêncio.
Crime ambiental 56x32
A cena que circula nas redes sociais mostra um crime ambiental, de acordo com o artigo 29 da Lei 9.605/1998, que determina que “é ilegal matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.”

A pena prevista para esses casos é prisão de seis meses a um ano, além de multa.
De acordo com a Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), práticas de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos pode gerar multa de R$ 500 a R$ 3 mil por indivíduo.
Além disso, o órgão esclareceu ao Primeira Página que não tem confirmação de que o caso teria ocorrido no Rio Cuiabá, mas que vai encaminhar o vídeo à Polícia Civil e ao Batalhão Ambiental da Polícia Militar para que o caso seja investigado.
Leia mais 6p1262
Crimes ambientais devem ser denunciados na Secretaria por meio da Ouvidoria Setorial pelo número 0800 065 3838.