Reportagem revela extração ilegal de madeira no Xingú em MT 4y386u

A reportagem usou tecnologia de rastreamento por satélite e celular e câmeras acionadas por movimento para seguir e o caminho da madeira 466v2r

Uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, veiculada nesse domingo (20), fez o mapeamento e mostra como é feita a extração de madeira ilegal em Terras Indígenas do Xingú, em Mato Grosso. A equipe fez um acompanhamento de nove meses de operação do Ibama e da Polícia Federal.

operacao PF
Monitoramento da reportagem durou 9 meses. (Foto: TV Globo)

A reportagem usou tecnologia de rastreamento por satélite, celular e câmeras acionadas por movimento para seguir o caminho da madeira. Na matéria, foi registrado caminhões carregados de toras que saiam da floresta, extraídas ilegalmente.

O esquema movimenta milhões de reais na Amazônia. As operações que o Fantástico registrou se estenderam por mais de três mil quilômetros dentro das terras indígenas, que ocupam quase 14% do território brasileiro.

São 610 terras indígenas no país, a maioria na Amazônia. E funcionam como fortalezas para conter a destruição da floresta. O número de desmatamento nelas aumentou 138% nos últimos três anos, em comparação com o triênio anterior.

“A Amazônia brasileira já perdeu perto de 20% da cobertura florestal. As terras indígenas nesse mesmo período perderam um pouco mais de 1%, o que mostra um potencial muito importante para proteção da natureza e para o cumprimento de acordos globais que o Brasil tem assumido”, diz o pesquisador do Instituto Socioambiental, Antonio Oviedo.

As gravações feitas junto com as operação da PF e Ibama mostram os agentes que encontram acampamentos de madeireiros e maquinário usados pelos grupos que atuam na atividade ilegal.

Em uma das gravações, aparece o delegado da Polícia Federal, Roberto Moreira, aos 35 anos, que morreu atingido por um tiro ao abordar um caminhão carregado com madeira na Terra Indígena Aripuanã.

delegado roberto moreira
Roberto foi atingido por um tiro. (Foto: TV Globo)

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Meio ambiente! 6q4c70

  1. O desmatamento ilegal subiu 39%, com 209 casos — a maior parte deles na Amazônia Legal, onde Mato Grosso está inserido. Imagem ilustrativa. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

    36 cidades de MT aderem a programa de combate a incêndios na Amazônia 5m5w41

    Trinta e seis municípios de Mato Grosso, localizados na região da Amazônia,...

  2. O plantio dos ipês ocorrerá nesta sexta-feira (28), no Parque Tia Nair, região do Jardim Itália, em Cuiabá. (Foto: Reprodução/MPMT)

    Ipês retirados do Parque Tia Nair em Cuiabá serão replantados no Parque da Família 1c1212

  3. A chuva que voa: os rios invisíveis que nascem na Amazônia 4p4y4s

    O ponto de observação é lá no alto. A 50 metros do...

  4. Desnutrição e doenças respiratórias causam mortes de indígenas em MT, diz denúncia 4m85m

    A morte de um bebê de um ano, uma gestante e uma...

  5. Do veneno à cura: sapo cururu do Pantanal revela substâncias com potencial contra o câncer 3d402m

  6. cheia pantanal

    Cheia no Pantanal leva ribeirinhos de Barão de Melgaço de volta ao barco z1c66

    A cheia de 2025 em Barão de Melgaço mudou a paisagem e...