PRF e Ibama realizam operação de combate ao garimpo ilegal em MT 1t6m6d

A ação ocorreu entre segunda (25) e quarta-feira (27). A Terra Indígena era uma das áreas com mais alertas para exploração ilegal do solo em todo o Brasil 6a251e

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), realizaram uma operação de desintrusão na Terra Indígena Sararé.

A ação foi em combate ao garimpo ilegal na área destinada aos indígenas, em Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda e Conquista D’Oeste, a 571 km de Cuiabá.

Operação foi realizada entre segunda e quarta-feira (27). Foto: Reprodução)
Operação foi realizada entre segunda e quarta-feira (27). Foto: Reprodução)

A ação ocorreu entre segunda (25) e quarta-feira (27). A Terra Indígena era uma das áreas com mais alertas para exploração ilegal do solo em todo o Brasil.

Nas diversas regiões da Terra Indígena Sararé, policiais rodoviários federais do GRR (Grupo de Resposta Rápida) e agentes do Ibama localizaram pontos onde havia exploração irregular dos recursos naturais dentro da terra indígena.

Na ação da PRF e Ibama, 2 suspeitos da prática de garimpo ilegal foram detidos. Além da qualificação dos indivíduos, foram destruídas 16 escavadeiras hidráulicas de esteira e uma balsa de mergulho equipada para a prática do garimpo.

Segundo a PRF, a inutilização de produtos e bens usados para a prática de crimes ambientais e apreendidos pela fiscalização é uma medida excepcional, e só é aplicada nos casos em que é inviável a remoção, o transporte e a guarda dos bens apreendidos, por questões logísticas ou de segurança dos agentes ambientais federais.

A PRF destacou que as destruições, ocorrem, em regra, em locais isolados, como no interior de Terras Indígenas e Unidades de Conservação, quando se constata crime ambiental e o responsável abandona o bem com a chegada da fiscalização.

A PRF e o Ibama atuam em ações de desintrusão, que consistem na retirada de quem não é originário do lugar. Em 2023, os órgãos têm trabalhado em atividades da mesma natureza, como na Operação Omawe, em Território Indígena Yanomami, no estado de Roraima.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Meio ambiente! 6q4c70

  1. O desmatamento ilegal subiu 39%, com 209 casos — a maior parte deles na Amazônia Legal, onde Mato Grosso está inserido. Imagem ilustrativa. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

    36 cidades de MT aderem a programa de combate a incêndios na Amazônia 5m5w41

    Trinta e seis municípios de Mato Grosso, localizados na região da Amazônia,...

  2. O plantio dos ipês ocorrerá nesta sexta-feira (28), no Parque Tia Nair, região do Jardim Itália, em Cuiabá. (Foto: Reprodução/MPMT)

    Ipês retirados do Parque Tia Nair em Cuiabá serão replantados no Parque da Família 1c1212

  3. A chuva que voa: os rios invisíveis que nascem na Amazônia 4p4y4s

    O ponto de observação é lá no alto. A 50 metros do...

  4. Desnutrição e doenças respiratórias causam mortes de indígenas em MT, diz denúncia 4m85m

    A morte de um bebê de um ano, uma gestante e uma...

  5. Do veneno à cura: sapo cururu do Pantanal revela substâncias com potencial contra o câncer 3d402m

  6. cheia pantanal

    Cheia no Pantanal leva ribeirinhos de Barão de Melgaço de volta ao barco z1c66

    A cheia de 2025 em Barão de Melgaço mudou a paisagem e...