Presidente do Ibama chega em MT para acompanhar combate aos incêndios 36443a
Desde domingo (12), Ibama e ICMBio atuam com 90 brigadistas e 4 aeronaves, dobrando o efetivo na região y5e1m
O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho chega na manhã desta terça-feira (14) em Mato Grosso para acompanhar os trabalhos de combate aos incêndios no Pantanal.

Só no Parque Encontro das Águas, onde concentra o maior número de onças pintadas do mundo, as chamas já consumiram mais de 34 mil hectares, só este ano, de acordo com o LASA/UFRJ (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
O representante do órgão ambiental deve seguir para Porto Jofre, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, onde estão concentrados equipes para combate aos focos de incêndios.
Segundo o presidente do Ibama, ele vai começar a organizar as ações e terá reunião com a equipe do Ibama e com o Estado.
Desde domingo (12), Ibama e ICMBio atuam com 90 brigadistas e 4 aeronaves, dobrando o efetivo na região. Mais 209 servidores federais atuam no combate ao fogo em outros locais do Pantanal, totalizando 299 no bioma.
Segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 100 militares estão em campo, sendo auxiliados por satélites, que acompanham em tempo real a evolução dos incêndios, para traçar as estratégias diariamente.
As frentes se dividem no Parque Estadual Encontro das Águas, bacia hidrográfica do Rio Sararé, região de Mimoso, comunidade São Pedro de Joselândia, Fazenda Alvorada do Pantanal, fronteira com a Bolívia/San Matías, e nas áreas federais Parque Nacional do Pantanal/Reserva do Dorochê e Terra Indígena Portal do Encantado.