Polícia indicia morador que entupia rua de lixo em Campo Grande 1c2k54
Idoso foi ouvido por delegado da Decat na manhã desta terça-feira (19) 2a2z2m
Conhecido pelos rompantes periódicos que o fazem arremessar quantidade significativa de lixo na rua, o idoso José Fernandes da Silva foi indiciado por crime ambiental.

De acordo com o delegado titular da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), Bruno Urban, ele foi ouvido na manhã desta terça-feira (19) e confirmou que joga entulho em via pública, porém, como forma de protesto.
“Ele disse que desde 2005 tinha um terreno desapropriado, então ficou revoltado. Mas o depoimento foi bem tranquilo”. O protesto seria devido a desapropriação de um terreno de sua titularidade que só foi pago pela prefeitura de Campo Grande no fim do mês ado.
De qualquer forma, jogar lixo em via pública não é protesto, segundo Urban. “É crime de poluição ambiental previsto no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais”.
O artigo citado diz que é crime “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos a saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”.
A pena prevista é de um a quatro anos de reclusão, além de multa. “Ciente do inquérito, ele se comprometeu, disse que não fará mais isso”, afirmou o delegado ao Primeira Página.
Fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Agetran (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) que lavraram auto quando foram acionados no caso, também serão ouvidos.
Leia mais 6p1262
Os profissionais das pastas eram chamados quando os ataques de fúria ocorriam com seo José. Em muitas vezes a via em que fica sua casa, no Jardim TV Morena, ficou intransitável tamanha a quantia de lixo jogada por ele.
Após as oitivas, o delegado vai estudar qual medida cautelar aplicar para que o idoso não volte a sujar a rua.