Polícia indicia morador que entupia rua de lixo em Campo Grande 1c2k54

Idoso foi ouvido por delegado da Decat na manhã desta terça-feira (19) 2a2z2m

Conhecido pelos rompantes periódicos que o fazem arremessar quantidade significativa de lixo na rua, o idoso José Fernandes da Silva foi indiciado por crime ambiental.

casalixo2 650a0540991ab
Morador alega que joga o lixo na rua em protesto (Foto Osvaldo Nóbrega)

De acordo com o delegado titular da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), Bruno Urban, ele foi ouvido na manhã desta terça-feira (19) e confirmou que joga entulho em via pública, porém, como forma de protesto.

“Ele disse que desde 2005 tinha um terreno desapropriado, então ficou revoltado. Mas o depoimento foi bem tranquilo”. O protesto seria devido a desapropriação de um terreno de sua titularidade que só foi pago pela prefeitura de Campo Grande no fim do mês ado.

De qualquer forma, jogar lixo em via pública não é protesto, segundo Urban. “É crime de poluição ambiental previsto no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais”.

O artigo citado diz que é crime “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos a saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”.

A pena prevista é de um a quatro anos de reclusão, além de multa. “Ciente do inquérito, ele se comprometeu, disse que não fará mais isso”, afirmou o delegado ao Primeira Página.

Fiscais da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Agetran (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) que lavraram auto quando foram acionados no caso, também serão ouvidos.

Leia mais 6p1262

  1. Depois de muito incomodar, morador recebe da prefeitura x6b49

  2. Homem é multado após jogar lixo na rua em protesto contra a prefeitura 1h1j6f

Os profissionais das pastas eram chamados quando os ataques de fúria ocorriam com seo José. Em muitas vezes a via em que fica sua casa, no Jardim TV Morena, ficou intransitável tamanha a quantia de lixo jogada por ele.

Após as oitivas, o delegado vai estudar qual medida cautelar aplicar para que o idoso não volte a sujar a rua.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Meio ambiente! 6q4c70

  1. O desmatamento ilegal subiu 39%, com 209 casos — a maior parte deles na Amazônia Legal, onde Mato Grosso está inserido. Imagem ilustrativa. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

    36 cidades de MT aderem a programa de combate a incêndios na Amazônia 5m5w41

    Trinta e seis municípios de Mato Grosso, localizados na região da Amazônia,...

  2. O plantio dos ipês ocorrerá nesta sexta-feira (28), no Parque Tia Nair, região do Jardim Itália, em Cuiabá. (Foto: Reprodução/MPMT)

    Ipês retirados do Parque Tia Nair em Cuiabá serão replantados no Parque da Família 1c1212

  3. A chuva que voa: os rios invisíveis que nascem na Amazônia 4p4y4s

    O ponto de observação é lá no alto. A 50 metros do...

  4. Desnutrição e doenças respiratórias causam mortes de indígenas em MT, diz denúncia 4m85m

    A morte de um bebê de um ano, uma gestante e uma...

  5. Do veneno à cura: sapo cururu do Pantanal revela substâncias com potencial contra o câncer 3d402m

  6. cheia pantanal

    Cheia no Pantanal leva ribeirinhos de Barão de Melgaço de volta ao barco z1c66

    A cheia de 2025 em Barão de Melgaço mudou a paisagem e...