Pantanal: área queimada em 2021 já é quase a mesma de 2020 23q1p
Os incêndios no Pantanal de Mato Grosso deste ano já destruíram mais de 261 mil hectares, aproximando-se da mesma quantidade de área devastada pelo fogo em 2020, 265 mil hectares. Os dados são do instituto SOS Pantanal. A situação é de alerta por causa do forte calor e da baixa umidade do ar que predominam […] 6a6866
Os incêndios no Pantanal de Mato Grosso deste ano já destruíram mais de 261 mil hectares, aproximando-se da mesma quantidade de área devastada pelo fogo em 2020, 265 mil hectares. Os dados são do instituto SOS Pantanal.
A situação é de alerta por causa do forte calor e da baixa umidade do ar que predominam atualmente no estado, contribuindo para espalhar rapidamente as chamas. E também porque o mês historicamente mais seco, setembro, sequer começou.

Segundo o SOS Pantanal, os trabalhos de combate aos incêndios seguem com cinco equipes de 20 militares na região de Poconé e o apoio de fazendeiros locais com maquinários e brigadistas. A partir desta segunda-feira (23), um avião da Defesa Civil com capacidade para armazenar 1,8 mil litros de água vai reforçar os trabalhos.
Na região de Cáceres, duas equipes atuam próximo da fronteira com a Bolívia. Uma na parte sul, com 14 bombeiros, fazendeiros e maquinários, perto da Fazenda Florida, a fim de proteger o Parque do Guirá e a própria fronteira. No norte, sete bombeiros estão perto da fazenda Santo Antônio, também com auxílio dos fazendeiros da região e maquinários. Uma aeronave da Defesa Civil auxilia na luta contra os dois incêndios.

Rio Paraguai
O SOS Pantanal também alerta para a seca do Rio Paraguai. Isso porque no dia 20 de agosto do ano ado, que até então havia tido a pior seca dos últimos 47 anos no Pantanal, o rio estava com 70 centímetros de profundidade. No mesmo dia deste ano, eram 44 centímetros. A média é de 1,49 metro para essa época do ano.