MT não adere a programa federal de mudanças climáticas 36593g

O Adapta Cidades envolve o ree de conhecimento, informação e orientação metodológica e técnica aos estado e municípios sobre mudanças climáticas. 2l1k73

O governo de Mato Grosso não aderiu ao programa AdaptaCidades, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA), que visa o desenvolvimento de estratégias de adaptação à mudança do clima.

O governo estadual alega que não houve participação coletiva na elaboração do programa. No entanto, o ministério afirma que o processo de adesão do estado está em discussão desde março de 2024.

Fachada do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Foto: Eduardo Queiroz/MMA)
Fachada do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Foto: Eduardo Queiroz/MMA)

Lançado na semana ada, o AdaptaCidades já conta com a adesão de 19 estados e do Distrito Federal.

A iniciativa oferece ree de conhecimento, informações e orientações técnicas e metodológicas para auxiliar estados e municípios no desenvolvimento de planos de adaptação à mudança do clima.

Ao Primeira Página, a Sema informou nesta terça-feira (18) que a iniciativa “não deixa claro qual será a contrapartida do Governo Federal”.

A assessoria do ministério informou que a secretária da pasta estadual, Mauren Lazzaretti, é também presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e que a inserção de Mato Grosso no AdaptaCidades é discutido pelo ministério no âmbito da Abema desde o ano ado.

Conforme a pasta, ao longo de 2024 foram realizadas quatro oficinas com representações de estados e municípios. Todo o processo, inclusive a portaria que institui o projeto e o termo de adesão, foi concebido e pactuado junto aos representantes de estados e municípios brasileiros. 

A iniciativa 6r5a1a

Criado por meio da Portaria MMA nº 1.256, o AdaptaCidades enfrentará dois importantes gargalos para a construção de planos locais e regionais de adaptação à mudança do clima, fundamentais para lidar com os impactos do aquecimento do planeta: a falta de capacidade técnica e de financiamento.

A meta do governo federal é auxiliar na elaboração de 260 desses planos em 2025.

O investimento total para implementação do AdaptaCidades chega a R$ 18 milhões provenientes do Fundo Verde para o Clima e outras fontes.

O recurso será destinado à contratação de mobilizadores e facilitadores para engajamento e e técnico, realização de oficinas e mentorias para gestores estaduais e municipais e produção e distribuição de materiais técnicos e ferramentas.

Também cobrirá custos logísticos para atendimento regional e operacionalização das atividades. 

A iniciativa está alinhado ao Plano Clima, que será o guia das ações de enfrentamento à mudança do clima no Brasil até 2035. 

Mudanças climáticas v3828

Os efeitos das mudanças climáticas já podem ser percebidas em Mato Grosso, com eventos de chuvas irregulares ou acima da média que provoca enchentes e alagamentos.

Além disso, outro fator visível da mudança climática é a estiagem severa e prolongada que causa incêndios florestais. A situação é intensificada pelas ondas de calor.

Leia mais 6p1262

  1. 900 pessoas são afetadas pelas enchentes em MT 54j2l

  2. Com 74 focos de incêndio, alerta de seca severa é emitido em Mato Grosso o211b

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.


Leia também em Meio ambiente! 6q4c70

  1. O desmatamento ilegal subiu 39%, com 209 casos — a maior parte deles na Amazônia Legal, onde Mato Grosso está inserido. Imagem ilustrativa. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

    36 cidades de MT aderem a programa de combate a incêndios na Amazônia 5m5w41

    Trinta e seis municípios de Mato Grosso, localizados na região da Amazônia,...

  2. O plantio dos ipês ocorrerá nesta sexta-feira (28), no Parque Tia Nair, região do Jardim Itália, em Cuiabá. (Foto: Reprodução/MPMT)

    Ipês retirados do Parque Tia Nair em Cuiabá serão replantados no Parque da Família 1c1212

  3. A chuva que voa: os rios invisíveis que nascem na Amazônia 4p4y4s

    O ponto de observação é lá no alto. A 50 metros do...

  4. Desnutrição e doenças respiratórias causam mortes de indígenas em MT, diz denúncia 4m85m

    A morte de um bebê de um ano, uma gestante e uma...

  5. Do veneno à cura: sapo cururu do Pantanal revela substâncias com potencial contra o câncer 3d402m

  6. cheia pantanal

    Cheia no Pantanal leva ribeirinhos de Barão de Melgaço de volta ao barco z1c66

    A cheia de 2025 em Barão de Melgaço mudou a paisagem e...