Efeito da comunicação nas marcas sustentáveis 2j586r
Pesquisa sobre marcas sustentáveis mostra que a comunicação é o grande fator de percepção do consumidor. w6r60

Não dá para fugir mais da sustentabilidade. As empresas hoje precisam atender a demanda de mercado de produtos que amenizem o impacto ambiental. Depois das tragédias no Rio Grande do Sul, o mercado cada vez mais busca empresas que olhem com uma visão mais filtrada dos produtos que vendem.

Uma pesquisa feita em Cuiabá e Várzea Grande, com a CDL, Casa Prado e Central CM, mostra, entre outros números, que mais da metade dos entrevistados compra produtos mais conscientes com o meio ambiente. 6 de cada 10 diz que comprar produtos que tenham estes registros ajudam num mundo melhor. Dos entrevistados, 60% não compra produtos testados em animais.

Mas dentro destes números empolgantes, temos que nos atentar para outros que mostram uma realidade que temos que mudar. Por exemplo, 41% dos ouvidos dizem que falta muita informação de produtos conscientes e 35% reclamam que os preços não são atraentes quando falamos de produtos. 49% das marcas não divulgam seus produtos com tanta ênfase neste setor.
Em um podcast consciente, Érika Mourett moderou uma conversa com Karine Borges e Eber Capistrano pelos principais recortes desta pesquisa que você pode ter conferir na íntegra ando o áudio:

O consumo consciente começa na pessoa, mas o em torno precisa ser atendido. A TV Centro América e a TV Morena em Campo Grande, integrantes da Rede Matogrossense de Comunicação, já fazem um trabalho com seus colaboradores, sugerindo canecas para café e garrafinhas para água, distribuídas pela empresa. O que reduziu drasticamente o consumo de copos de plástico que, na sua maioria, não são recicláveis devido a composição do plástico, isso sem falar que as maneiras dos funcionários já mudaram. O departamento de Recursos Humanos, de ambas as empresas, incentivam a todo momento esta mudança de hábito.
Produtos advindos de empresas com consciência ambiental ainda são caros para a maioria dos consumidores. Eles reclamam da falta de divulgação destes produtos, é o que dizem 49% dos entrevistados.
Vimos neste material que o consumidor está mudando e suas preferências e hábitos de compra também. Ajustar nossos negócios para atender essa demanda, se manter competitivo nesse mercado e, sobretudo, fazer a diferença na nossa região, é fundamental. Mas, antes de pensarmos em resultados e crescimento das nossas empresas, é primordial olharmos para dentro das nossas organizações. Para que líderes e empresários possam aproveitar as oportunidades, é preciso, primeiro, inspirar e organizar ações práticas que demonstrem sua responsabilidade e cuidado com as pessoas e meio ambiente.
Este conteúdo é uma produção do Primeira Página para a campanha Capitalismo Consciente e não faz parte do conteúdo jornalístico do Portal.