Dicionário dos termos que o desastre ambiental no RS trouxe à tona 3f273h
O Primeira Página explica o significado de expressões que estão sendo relacionadas com a catástrofe que atinge o Rio Grande do Sul uv71
Desde que o Rio Grande do Sul começou a ser atingido por fortes chuvas, o noticiário e as redes sociais foram tomados por uma série de termos que não são vistos com frequência.

“Ecoansiedade”, “cidades-esponja”, “declividade”. Essa são só algumas das expressões quem tem sido relacionadas ao desastre ambiental, um dos maiores já ocorridos no Brasil.
Se você ficou na dúvida sobre qual o significado de algumas delas, pode deixar, que o Primeira Página está aqui para te ajudar.
Compreender esses termos auxilia não apenas no entendimento do que está sendo divulgado, mas também a prestar atenção no que está acontecendo com a natureza, a partir da ação do homem, e refletir sobre o que cada um pode fazer, seja em ação prática, seja em movimentação para cobrar mudanças.
Confira abaixo: 2c192v
Ecoansiedade ou ansiedade climática – Preocupação e medo diante dos efeitos das mudanças climáticas, como as chuvas que devastam o Rio Grande do Sul. ou ainda as ondas de calor intenso. Os sintomas são os mesmos da ansiedade comum: insegurança, dificuldade para dormir, se concentrar. O que muda é o agente causador do problema.
Cidades-esponja – Termo criado pelo arquiteto chinês Kongjian Yu, para designar cidades projetadas com infraestrutura capaz evitar enchentes. Um “cidade-esponja” deve seguir três parâmetros principais: capacidade de reter a água da chuva assim que ela cai do céu; diminuir a velocidade da água dos rios, utilizando vegetação nas margens ou sistema de lagos e ter áreas alagáveis, para onde a água possa escorrer sem causar destruição.
Declividade – Uma cidade majoritariamente plana tem pouca declividade, ou seja, para onde a água escoar. É o caso de Porto Alegre, por exemplo, uma das cidades gaúchas mais afetadas pelas enchentes deste ano.
Leia mais 6p1262
Racismo ambiental – Expressão que traduz o fato de que pessoas negras, povos originários e outros grupos – que estão entre os mais pobres e por isso habitam locais com menos estrutura – são os mais afetados pelos impactos ambientais.
Justiça climática – Adoção de medidas para evitar que a população mais pobre e periférica das cidades, por exemplo, continue sendo a mais afetada por enchentes e deslizamentos.
Gentrificação – Processo marcado pela valorização de uma determinada área urbana considerada mais nobre e que, por isso, recebe mais investimentos. Consequentemente, ela atrai moradores de maior poder aquisitivo, aumentando a desigualdade. Quem vive em encostas sob o risco de desmoronamento, por exemplo, são os mais pobres. Daí a possibilidade deles serem os mais afetados por chuvas como a do RS é maior.
Superaquecimento – Aumento acima do esperado do calor em determinada região ou do planeta como um todo. O termo é uma espécie de atualização do conceito de aquecimento global, uma vez que as mudanças climáticas estão assumindo características ainda mais preocupantes.

Deslocados – Pessoas que se mudaram de suas cidades para outros territórios, dentro do mesmo país, por conta de desastres naturais.
Refugiados do clima – Pessoas que se mudaram de suas cidades para outros países, por conta de desastres naturais.
Desalojados – É quem saiu de casa – não necessariamente a perdeu – e não está em abrigo público. Está na casa de um parente ou amigo.
Desabrigados – É quem perdeu a casa e está em um abrigo público.
Evento climático extremo – É um fenômeno climático que está fora do padrão habitual, registrado nos últimos 30 anos.
Crise climática ou ambiental – Série de problemas ambientais, resultantes das atividades humanas, que ameaçam a vida da população no planeta. Entre os causadores da crise ambiental estão a poluição, o desmatamento e queimadas das florestas.
Fenômeno climático – São eventos atmosféricos que ocorrem em uma determinada região. São exemplos: ciclones, tornados, efeito estufa, tempestades, El Niño.
Responsabilidade socioambiental – Ações que respeitam e preservam o meio ambiente; adoção de políticas públicas sustentáveis.