Campo Grande: conheça os segredos da capital mais arborizada do país 394068

Para esses moradores, a relação com as árvores vai além da estética, mostrando uma cidade mais saudável 7432n

Em Campo Grande, moradores destacam o privilégio de viver numa cidade cercada por árvores que embelezam as ruas. Segundo o IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a capital é a cidade mais arborizada do Brasil e recebeu, pela 6ª vez consecutiva, o título internacional de “Tree City of the World”, reconhecendo o esforço na preservação das florestas urbanas.

José Manfroi junto com outros moradores, fizeram a Praça da Poesia, há 25 anos (VÍDEO: Vivian Krajewski)

A “Cidade Morena” lidera o ranking nacional de arborização entre capitais, com 91,4% das residências localizadas em vias com árvores.

Ouça aqui a reportagem da Vivian Krajewski, repórter da Morena FM: 1e624r

A cidade mantém um plano de arborização desde 2011, com melhorias na qualidade das árvores, produção de mudas e plantios anuais de mais de 4.500 árvores. Há também monitoramento especial de árvores centenárias em avenidas importantes.

Moradores como o aposentado Osnaldo Mendonça, de 64 anos, aproveitam os parques para relaxar sob as árvores, reforçando os benefícios para saúde mental e o convívio familiar.

“É muito interessante, mas é muito bom para a saúde, nem se fala. Para a mente também é muito benefício. E a família junto também, né? Ah, eu acho incrível, ainda mais porque a gente tem um momento de qualidade em família”.

Praça da Poesia: Moradores plantaram cerca de 200 Árvores frutíferas no local (VÍDEO: Vivian Krajewski)

José Manfroi, que também aprecia a biodiversidade urbana, celebra as aves e árvores frutíferas, destacando que, quando uma árvore morre, outra é plantada, mantendo a vivacidade da natureza na cidade.

“Aqui vem muito tucano, muita arara, vem muito periquito, muito sabiá. Assim, tem muito tipo de arinho que vem aqui, então eles alegram o nosso dia. E ouvir os cantos, as brincadeiras, os gritos, os pulos das crianças, isso é uma maravilha. Aqui são muitos tipos de árvores. Tem árvores de sombra, de flores, de frutos, né?”

Campo Grande vista de cima (Foto: Divulgação/PMCG)
Campo Grande vista de cima (Foto: Divulgação/PMCG)

O compromisso com o verde também envolve estudos e planos para ampliar e cuidar das áreas verdes, garantindo que elas continuem a valorizar o ambiente, a cultura e a cidadania. Para esses moradores, a relação com as árvores vai além da estética, mostrando uma cidade mais saudável, participativa e cheia de vida.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Meio ambiente! 6q4c70

  1. Capitalismo consciente: o que move as empresas que querem mudar o mundo 285b6q

    O Podcast Consciente discute nesse episódio de maio soluções os pilares para...

  2. No Pantanal, aves brilham como pontos de luz ao cair da tarde; veja vídeo tz10

    A cena viralizou nas redes sociais. Com o reflexo dourado do sol...

  3. Pantanal volta a ficar alagado em níveis normais após 5 anos de seca 4b341e

  4. alunos do Cin (Foto: arquivo pessoal)

    Estudantes de Cuiabá promovem ação ecológica com bolotas de sementes 2s6v1s

    Na tarde desta sexta-feira (16), alunos do 2º ano de uma escola...

  5. MT reduz desmate, mas segue no topo do ranking nacional 1g1v3j

  6. O desmatamento ilegal subiu 39%, com 209 casos — a maior parte deles na Amazônia Legal, onde Mato Grosso está inserido. Imagem ilustrativa. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

    Uma floresta por dia: MapBiomas mostra onde o Brasil ainda está perdendo vegetação 691y1i