Campo Grande: conheça os segredos da capital mais arborizada do país 394068
Para esses moradores, a relação com as árvores vai além da estética, mostrando uma cidade mais saudável 7432n
Em Campo Grande, moradores destacam o privilégio de viver numa cidade cercada por árvores que embelezam as ruas. Segundo o IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a capital é a cidade mais arborizada do Brasil e recebeu, pela 6ª vez consecutiva, o título internacional de “Tree City of the World”, reconhecendo o esforço na preservação das florestas urbanas.
A “Cidade Morena” lidera o ranking nacional de arborização entre capitais, com 91,4% das residências localizadas em vias com árvores.
Ouça aqui a reportagem da Vivian Krajewski, repórter da Morena FM: 1e624r
A cidade mantém um plano de arborização desde 2011, com melhorias na qualidade das árvores, produção de mudas e plantios anuais de mais de 4.500 árvores. Há também monitoramento especial de árvores centenárias em avenidas importantes.
Moradores como o aposentado Osnaldo Mendonça, de 64 anos, aproveitam os parques para relaxar sob as árvores, reforçando os benefícios para saúde mental e o convívio familiar.
“É muito interessante, mas é muito bom para a saúde, nem se fala. Para a mente também é muito benefício. E a família junto também, né? Ah, eu acho incrível, ainda mais porque a gente tem um momento de qualidade em família”.
José Manfroi, que também aprecia a biodiversidade urbana, celebra as aves e árvores frutíferas, destacando que, quando uma árvore morre, outra é plantada, mantendo a vivacidade da natureza na cidade.
“Aqui vem muito tucano, muita arara, vem muito periquito, muito sabiá. Assim, tem muito tipo de arinho que vem aqui, então eles alegram o nosso dia. E ouvir os cantos, as brincadeiras, os gritos, os pulos das crianças, isso é uma maravilha. Aqui são muitos tipos de árvores. Tem árvores de sombra, de flores, de frutos, né?”

O compromisso com o verde também envolve estudos e planos para ampliar e cuidar das áreas verdes, garantindo que elas continuem a valorizar o ambiente, a cultura e a cidadania. Para esses moradores, a relação com as árvores vai além da estética, mostrando uma cidade mais saudável, participativa e cheia de vida.