50 anos depois: veja fotos da maior enchente que a Baixada Cuiabana já viu h5x25

Rio Cuiabá transbordou. Entre os diversos prejuízos, 24 mil pessoas ficaram desabrigadas e bairros inteiros foram destruídos 6t668

Água até no joelho, canoas nas ruas, manchas nas paredes das casas. Essas foram situações que marcaram o dia 18 de março de 1974, quando a maior enchente de todos os tempos atingiu a Baixada Cuiabana.

enchente 1974
Imagens da enchente de 1974. (Foto: Instagram Cuiabá das Antigas)

A forte chuva que aconteceu naquele dia fez com que o Rio Cuiabá transbordasse. Entre os diversos prejuízos, 24 mil pessoas ficaram desabrigadas e bairros inteiros foram destruídos.

“O impacto foi muito grande não só para a comunidade – que constituía naquele momento o bairro do Porto, Terceiro, mas rio abaixo e rio acima. Um levantamento do governo na época apontou o prejuízo causado com a destruição de plantações, animais que morreram e casas que foram destruídas”, comentou o economista e escritor Antônio Soares Gomes.

A aposentada Liene da Silva era moradora do antigo bairro Terceiro, um dos mais prejudicados pela enchente. Ela vivenciou de perto essa tragédia.

“Era como se fosse uma família, sofremos juntos. É difícil falar para você. Na época, falavam que era bairro periférico, disseram que só tinha pescador, carroceiro e não era verdade”, comentou ela sobre a sensação de descaso que sentiu.

Design sem nome 33
Casas foram destruídas pela força das águas. (Foto: reprodução/Instagram)

Paulo Roberto dos Santos também era morador do bairro. “Vixe Maria, era bom demais o bairro. Tinha clube, tinha um cordão ‘Coração Mocidade’, tinha dois campos de futebol de onde saíram vários jogadores para o futebol profissional de Mato Grosso”, lembrou ele.

Os bairros Novo Terceiro e Grande Terceiro foram locais construídos para receber os desabrigados pela enchente. As famílias receberam indenizações e casas para morar.

Na época, a água chegou a 10 metros acima do nível normal do Rio Cuiabá. Atualmente, com a construção da Usina do Manso no ano 2000, os ciclos de cheias e secas ficaram mais controlados.

Uma catástrofe dessa dessa forma, não ocorreu mais em Cuiabá. Veja galeria de fotos abaixo, retiradas da página Cuiabá das Antigas:

Leia mais 6p1262

  1. Saiba se está no grupo que tem prioridade na vacina contra a gripe 48j64

  2. MS, MT e 15 estados estão livres de febre aftosa sem vacinação 4p5x6y

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Meio ambiente! 6q4c70

  1. O desmatamento ilegal subiu 39%, com 209 casos — a maior parte deles na Amazônia Legal, onde Mato Grosso está inserido. Imagem ilustrativa. (Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

    36 cidades de MT aderem a programa de combate a incêndios na Amazônia 5m5w41

    Trinta e seis municípios de Mato Grosso, localizados na região da Amazônia,...

  2. O plantio dos ipês ocorrerá nesta sexta-feira (28), no Parque Tia Nair, região do Jardim Itália, em Cuiabá. (Foto: Reprodução/MPMT)

    Ipês retirados do Parque Tia Nair em Cuiabá serão replantados no Parque da Família 1c1212

  3. A chuva que voa: os rios invisíveis que nascem na Amazônia 4p4y4s

    O ponto de observação é lá no alto. A 50 metros do...

  4. Desnutrição e doenças respiratórias causam mortes de indígenas em MT, diz denúncia 4m85m

    A morte de um bebê de um ano, uma gestante e uma...

  5. Do veneno à cura: sapo cururu do Pantanal revela substâncias com potencial contra o câncer 3d402m

  6. cheia pantanal

    Cheia no Pantanal leva ribeirinhos de Barão de Melgaço de volta ao barco z1c66

    A cheia de 2025 em Barão de Melgaço mudou a paisagem e...