50 anos depois: veja fotos da maior enchente que a Baixada Cuiabana já viu h5x25
Rio Cuiabá transbordou. Entre os diversos prejuízos, 24 mil pessoas ficaram desabrigadas e bairros inteiros foram destruídos 6t668
Água até no joelho, canoas nas ruas, manchas nas paredes das casas. Essas foram situações que marcaram o dia 18 de março de 1974, quando a maior enchente de todos os tempos atingiu a Baixada Cuiabana.

A forte chuva que aconteceu naquele dia fez com que o Rio Cuiabá transbordasse. Entre os diversos prejuízos, 24 mil pessoas ficaram desabrigadas e bairros inteiros foram destruídos.
“O impacto foi muito grande não só para a comunidade – que constituía naquele momento o bairro do Porto, Terceiro, mas rio abaixo e rio acima. Um levantamento do governo na época apontou o prejuízo causado com a destruição de plantações, animais que morreram e casas que foram destruídas”, comentou o economista e escritor Antônio Soares Gomes.
A aposentada Liene da Silva era moradora do antigo bairro Terceiro, um dos mais prejudicados pela enchente. Ela vivenciou de perto essa tragédia.
“Era como se fosse uma família, sofremos juntos. É difícil falar para você. Na época, falavam que era bairro periférico, disseram que só tinha pescador, carroceiro e não era verdade”, comentou ela sobre a sensação de descaso que sentiu.

Paulo Roberto dos Santos também era morador do bairro. “Vixe Maria, era bom demais o bairro. Tinha clube, tinha um cordão ‘Coração Mocidade’, tinha dois campos de futebol de onde saíram vários jogadores para o futebol profissional de Mato Grosso”, lembrou ele.
Os bairros Novo Terceiro e Grande Terceiro foram locais construídos para receber os desabrigados pela enchente. As famílias receberam indenizações e casas para morar.
Na época, a água chegou a 10 metros acima do nível normal do Rio Cuiabá. Atualmente, com a construção da Usina do Manso no ano 2000, os ciclos de cheias e secas ficaram mais controlados.
Uma catástrofe dessa dessa forma, não ocorreu mais em Cuiabá. Veja galeria de fotos abaixo, retiradas da página Cuiabá das Antigas:




