“O Homem que Fazia Chover”: fé, milagre e a poesia de Drummond 1u1q10
Ele acreditava que a comunicação e o contato humano podem transformar o mundo ao nosso redor, mesmo quando tudo parece seco 2a6s
Sextou e por aqui é dia de podcast literário da Morena FM, “E aí, Tá Lendo o Quê?”. A gente te lembra que, na semana ada, estreamos uma temporada que mergulha nas obras de grandes nomes da literatura brasileira.
Hoje, o espaço é todo dedicado a Carlos Drummond de Andrade e quem conta para a gente é a repórter Yasmin Oliveira. Ouça agora! 593z2n
O livro em destaque é “O Homem que Fazia Chover”, uma coletânea de contos que mistura lirismo, ironia e crítica social, sempre com a inconfundível do poeta mineiro. Prepare-se para conhecer um lado menos conhecido de Drummond — histórias que revelam a alma do Brasil, gota por gota.
Um dos contos que compõem essa coleção é “O Homem que Fazia Chover”, uma narrativa curta, mas carregada de significado. Ela apresenta um homem comum, que não promete nada, mas, numa seca cruel, pensa em chuva e, de repente, ela vem. Como uma conversa com as águas de março, a história fala de fé cega, do poder que entregamos aos outros e de como a esperança, num mundo seco, vira um verdadeiro milagre.

“E se chover fosse uma questão de vontade. E se tivesse alguém aí na sua rua que fizesse chover? Era um homem como outro qualquer, exceto por um detalhe. Onde ele estava, a chuva vinha atrás. Podia ser seca, podia ser verão, bastava aparecer. Pronto, desabava um toró.” Trecho do livro.
Na história, o homem parece ter um dom inexplicado, alguém que conversa com as nuvens como se fossem velhas amigas. E, mesmo sem garantir que faz chover, o povo acredita e a chuva acontece. É um conto que convida à reflexão sobre as promessas e o que a fé pode mover — ou se é apenas coincidência.
Como Drummond disse numa entrevista, ele via nas palavras um canal de reflexão, uma ponte entre as pessoas. Ele acreditava que a comunicação e o contato humano podem transformar o mundo ao nosso redor, mesmo quando tudo parece seco.

Para quem gosta de uma leitura fácil, porém profunda, esse conto é perfeito. Uma história que fica na cabeça por dias, despertando questionamentos sobre quem entregamos nossa fé e até onde podemos confiar nas promessas de milagres.
E você, já leu “O Homem que Fazia Chover”? Essa foi mais uma edição do Tá Lendo o Quê?, produzido com o auxílio da inteligência artificial.