STF forma maioria para perda de mandato e prisão de Carla Zambelli 6n5l2b

A deputada e o hacker Walter Delgatti Neto foram responsabilizados pela invasão aos sistemas do CNJ, o que os ministros consideram um atentado à integridade do Poder Judiciário. 1f5ht

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira (9) para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão em regime fechado, perda do mandato e pagamento de indenização milionária.

Ela e o hacker Walter Delgatti Neto foram responsabilizados pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em um episódio considerado pelos ministros como um atentado à integridade do Poder Judiciário.

carla zambelli
STF forma maioria para perda de mandato e prisão de Carla Zambelli. (Foto: Reprodução)

A decisão foi tomada em sessão virtual, com votos favoráveis do relator Alexandre de Moraes, além dos ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin. Ainda faltam os votos de dois magistrados para a conclusão do julgamento, previsto para encerrar na próxima sexta-feira (16).

A condenação também inclui uma multa de R$ 2 milhões por  danos morais e coletivos, valor a ser dividido entre os dois réus.

Crimes e motivação da condenação 5k6v2f

Zambelli e Delgatti foram condenados por invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou a dupla por orquestrar a falsificação de documentos oficiais, entre eles um falso mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, com o objetivo de desacreditar o Judiciário e fomentar atos antidemocráticos.

No voto, Moraes destacou que Zambelli foi a mandante do crime, agindo como instigadora e financiadora, com a intenção clara de desestabilizar as instituições democráticas. “A atuação vil de uma deputada que representa o povo brasileiro causou danos duradouros à credibilidade das instituições”, disse o ministro.

O hacker Walter Delgatti foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão. Ele já cumpre prisão preventiva.

Contexto e ligação com os atos golpistas de 8 de janeiro u5p2o

Os ministros apontaram que os crimes ocorreram pouco antes dos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas por manifestantes golpistas. Zanin afirmou que os atos de Zambelli e Delgatti “se inserem em um contexto mais amplo de tentativa de ruptura da ordem constitucionalmente estabelecida”.

Reações e impacto político 293f4n

A defesa da deputada afirmou que irá recorrer, alegando desproporcionalidade da pena e ausência de provas. Em nota, Zambelli disse ser alvo de perseguição política e afirmou que “o julgamento se baseia em sua postura firme e não em ações concretas”.

Com a confirmação da condenação após os recursos, a Câmara dos Deputados será responsável por declarar a perda do mandato de Zambelli. A decisão também a torna inelegível com base na Lei da Ficha Limpa.

Leia mais 6p1262

  1. Zambelli virá ré por perseguição com arma nas ruas de São Paulo 5n6x5o

Leia também em Justiça! 2j6b70

  1. Após protesto, Justiça determina transferência de mulher internada em UPA de Sorriso 2j2h2o

    A Justiça concedeu uma decisão urgente na tarde desta quinta-feira (22), determinando...

  2. Juiz de Sorriso é afastado pelo TJMT w1v2o

  3. Juiz barra aumento de 40% nos salários de secretários de Alto Taquari 4r203b

  4. Por unanimidade, juíza que ficou 12 anos afastada é eleita desembargadora do TJMT 4yf

    Juanita Cruz da Silva Clait Duarte é a mais nova desembargadora do...

  5. secretários tomam posse

    Justiça mantém bloqueio milionário da Oi em MT e MP apura possível irregularidade 244f3c

  6. Justiça mantém prisão de empresário investigado por golpe em formaturas em MT 15r1m

    A juíza Fernanda Kobayashi, da Vara do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo),...