Prefeitura de Cuiabá deve comprovar replantio de ipês retirados de memorial 14213j
As árvores haviam sido plantadas em março deste ano como símbolo de homenagem às vítimas de feminicídio no estado. 6l3o2m
A Prefeitura de Cuiabá foi notificada, nesta terça-feira (20), pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e terá 15 dias para comprovar o replantio das 53 mudas de ipê roxo que foram arrancadas da lateral do Parque Tia Nair, na capital.
As árvores haviam sido plantadas em março deste ano como símbolo de homenagem às vítimas de feminicídio no estado.

A ação foi motivada pela retirada das mudas sem qualquer comunicação prévia ao MP, responsável pela iniciativa. O memorial fazia parte do projeto “Em Memória Delas”, realizado em alusão ao Dia Internacional da Mulher, e simbolizava a memória das 53 mulheres assassinadas entre 2024 e os primeiros meses de 2025 por razões de gênero.
A notificação foi enviada pela promotora de Justiça Claire Vogel Dutra, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica da Capital.

No documento, o MP solicita que a prefeitura explique os motivos que levaram à remoção das árvores e comprove, com publicidade adequada, o replantio em área pertencente ao município.
Espaço indicado não pertencia a Prefeitura 3135v
De acordo com o Ministério Público, a área utilizada para o plantio havia sido indicada pela própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que afirmou se tratar de um terreno público. No entanto, posteriormente, o verdadeiro proprietário apareceu e autorizou a retirada das mudas, o que foi feito sem qualquer aviso ao MP.
O MP classificou a retirada como um desrespeito à simbologia e à memória das vítimas de feminicídio, e afirmou que irá representar formalmente contra os responsáveis. Apesar disso, o projeto será mantido.
Segundo a promotoria, as mudas estão no Horto Florestal de Cuiabá, aguardando o novo local para serem plantadas, que deve ser indicado pelo município.
Escolha dos ipês x1tw

Os ipês roxos foram escolhidos por seu forte simbolismo e beleza, representando a vida de cada mulher interrompida pela violência.
Segundo o Observatório Caliandra, Mato Grosso registrou 47 feminicídios em 2024 e outros seis casos apenas nos três primeiros meses de 2025.
O que diz a Prefeitura de Cuiabá?
Em nota, a Prefeitura diz que “as mudas foram retiradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, porque teriam avançado 70 centímetros de uma propriedade particular”, reforçando que todas estão cuidadosamente cuidadas e serão replantadas em um outro espaço, com a participação do Ministério Público de Mato Grosso.
Veja a nota na íntegra:
Sobre a retirada das mudas de ipês que foram plantadas na segunda etapa do Parque Tia Nair, no final do mês de março, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente esclarece que:
As mudas foram retiradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, porque teriam avançado 70 centímetros de uma propriedade particular.
Todas as mudas estão cuidadosamente guardadas no Horto Florestal Tote Garcia e serão replantadas em breve em outro espaço, com a participação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que é autor da homenagem prestada à época, simbolizando as vítimas de feminicídio.