PM é condenado por ajudar a atravessar cargas de cigarro por MS 384t4b

Joel Ferreira de Jesus, de 50 anos, foi condenado a 6 anos e 8 meses de prisão em regime fechado, além da exclusão da PM 4r6a2i

Seis anos depois da Operação Nepsis, que em 2018 revelou um esquema de corrupção policial, um dos alvos da investigação foi condenado por facilitar a agem de cargas de cigarros contrabandeadas por Mato Grosso do Sul.

Joel Ferreira de Jesus, de 50 anos, foi apontado como líder do grupo criminoso em Bataguassu e agora foi sentenciado a pouco mais de 6 anos de prisão e a exclusão da polícia.

operacaonepsis
Dinheiro e objetos apreendidos durante um das fases da operação Nepsis (Foto: PF / Divulgação)

A condenação de Joel foi publicada no Diário Oficial da Justiça nessa sexta-feira (1°), mas foi assinada pelo juiz da auditoria militar, Alexandre Antunes da Silva, no dia 28 de fevereiro.

Quando a operação foi realizada pela Polícia Federal, Joel era sargento da Polícia Militar e já era investigado há vários meses. Segundo a apuração, ele usava o cargo em Bataguassu para ajudar contrabandistas a atravessarem o estado com cargas de cigarro vindas do Paraguai; em troca, recebia propina.

A principal prova contra Joel foi reunida em fevereiro de 2017.

A polícia já monitorava o esquema de corrupção e interceptou ligações do policial com contrabandistas. Na época, Joel deixou um caminhão carregado de cigarros ar, mas pouco depois, o motorista se envolveu em um acidente. Nervoso, o homem entrou em contato com o dono da carga e ele com o militar.

Nas ligações gravadas, Joel garantiu ao criminoso que só faria o registro do acidente e não mexeria nos cigarros. De fato, ele não fez a apreensão.

Seis anos depois, Joel foi condenado por quatro votos a um, pelo crime de organização criminosa, com pena de 6 anos, 8 meses e 12 dias de prisão em regime fechado. Além disso, a sentença também determinou sua exclusão da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

Leia mais 6p1262

  1. Investigado, tenente reformado é expulso da Polícia Militar de MS 5t1j2y

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Justiça! 2j6b70

  1. Ex-vereador é condenado por violência política de gênero contra colega em Lucas do Rio Verde 5u2835

    O ex-vereador Marcos Manoel Barbosa (PTB), conhecido como Marcos Paulista, foi condenado...

  2. Após protesto, Justiça determina transferência de mulher internada em UPA de Sorriso 2j2h2o

    A Justiça concedeu uma decisão urgente na tarde desta quinta-feira (22), determinando...

  3. Juiz de Sorriso é afastado pelo TJMT w1v2o

  4. Juiz barra aumento de 40% nos salários de secretários de Alto Taquari 4r203b

  5. Por unanimidade, juíza que ficou 12 anos afastada é eleita desembargadora do TJMT 4yf

    Juanita Cruz da Silva Clait Duarte é a mais nova desembargadora do...

  6. secretários tomam posse

    Justiça mantém bloqueio milionário da Oi em MT e MP apura possível irregularidade 244f3c