Pecuarista que encomendou morte de casal é condenado 25 anos após crime 2z621q

Gilberto Luiz de Rezende foi condenado a 28 anos de prisão por ter encomendado o assassinato da ex-esposa e do namorado dela, em 1997, por ciúmes 55c3j

O réu Gilberto Luiz de Rezende foi condenado pelo Tribunal do Júri a 28 anos de prisão por ter sido o mandante dos assassinatos da ex-esposa, Marciana Siqueira da Silvam e Ewandro Carlos Satelis – que aconteceram há mais de 25 anos em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.

A condenação foi dada durante julgamento na última quinta-feira (7), após a sessão ter sido adiada diversas vezes desde 2009.

Gilberto Luiz de Rezende foi condenado a 28 anos de prisão pelo Tribunal do Júri, na última quinta-feira (7). (Vídeo: TV Centro América)

Julgamento e condenação 5a2471

O julgamento estava previsto para acontecer na última terça-feira (5), porém, Gilberto teria ado mal durante a sessão e o advogado não compareceu. O advogado não se manifestou sobre o não comparecimento na audiência.

Com a falta na sessão, o crime corria risco de prescrever – quando não pode mais ser julgado por ter se ado um longo período de tempo desde o cometimento – segundo o MPMT (Ministério Público do Estado de Mato Grosso).

O réu é acusado de ter sido o mandante dos assassinatos da ex-esposa e do namorado dela, há mais de 25 anos em MT. (Foto: TV Centro América)
O réu é acusado de ter sido o mandante dos assassinatos da ex-esposa e do namorado dela, há mais de 25 anos em MT. (Foto: TV Centro América)

Ainda conforme o MP, a defesa do réu teria realizado diversas manobras para ‘impedir’ ou adiar o julgamento, desde 2009.

De acordo com a sentença – dada pelo juiz Leonardo de Araújo Costa Tumiati – o réu não poderá recorrer da sentença em liberdade, devido ao histórico de descumprimento de medidas cautelares e de perturbação da ordem pública.

Gilberto havia sido preso no último sábado (2), quando um desembargador teria pedido sua prisão imediata em Paranatinga, a 411 km da Capital.

Sentença anulada 3zx54

Após várias faltas às sessões e adiamentos, o julgamento de Gilberto foi marcado para setembro de 2016, quando ele foi condenado a 28 anos de prisão em regime fechado pelo Tribunal do Júri.

Porém, a defesa do réu entrou com habeas corpus no Tribunal de Justiça e conseguiu a liberdade provisória do pecuarista, apresentando um recurso afirmando que o júri violou a plenitude de defesa do acusado.

Após isso, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou que a apelação fosse julgada novamente para levar em consideração que a defesa, durante o Júri, não registrou em ata de julgamento qualquer vício do Júri.

Palácio da Justiça Desembargador Ernani Vieira de Souza. (Foto: Lucas Ninno/GCOM)
Palácio da Justiça Desembargador Ernani Vieira de Souza. (Foto: Lucas Ninno/GCOM)

Daí, o TJMT negou o recurso apresentado pela defesa e manteve a condenação de Gilberto. Entretanto, a defesa conseguiu, posteriormente, que o réu fosse submetido a um novo júri, em 16 de outubro deste ano.

Com novos adiantamentos a partir daí, o Ministério Público decretou a prisão preventiva do acusado até que o julgamento ocorresse, devido ao descumprimento de medidas cautelares impostas a ele.

Os crimes 454460

Marciana Siqueira da Silvam, ex-esposa do pecuarista, e o então namorado dela, Ewandro Carlos Satelis, foram mortos no dia 28 de agosto de 1997, por volta das 10h. A motivação dos crimes teria sido ciúmes por parte do réu.

As vítimas estavam em um carro, modelo Pálio, quando foram atingidas por vários tiros, efetuados por Adeir de Sousa Guedes Filho – que, segundo MPMT, foi contratado por Gilberto para cometer as execuções.

O executor, ainda de acordo com o MP, tinha envolvimento com grupos de criminosos e foi condenado pelo crime de duplo homicídio.

Leia mais 6p1262

  1. Réu de duplo assassinato em MT tem seu julgamento adiado 5j104w

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Justiça! 2j6b70

  1. Mecânico atropelado por caminhão de empresa fecha acordo de R$ 300 mil 1c21

    Um mecânico de Água Boa, que foi atropelado pelo caminhão da empresa...

  2. Ricker Maximiano de Moraes, um policial militar de 35 anos, é suspeito de matar esposa em Cuiabá. (Foto: Reprodução)

    Justiça decide manter preso PM investigado pela morte da mulher após audiência 2ok67

    A prisão em flagrante do policial militar Ricker Maximiano de Moraes, de...

  3. PM suspeito de matar mulher estava afastado por transtorno psiquiátrico, diz defesa 1503t

  4. Estudante que matou corredora pagará pensão à filha da vítima 3b1t1t

    A decisão, em caráter liminar, foi proferida pelo juiz Flávio Saad na...

  5. Ex-vereador é condenado por violência política de gênero contra colega em Lucas do Rio Verde 5u2835

    O ex-vereador Marcos Manoel Barbosa (PTB), conhecido como Marcos Paulista, foi condenado...

  6. Após protesto, Justiça determina transferência de mulher internada em UPA de Sorriso 2j2h2o

    A Justiça concedeu uma decisão urgente na tarde desta quinta-feira (22), determinando...