Nova Ubiratã aciona STF para barrar criação de novo município em MT 6u5no
Nova Ubiratã alega que com a criação do novo município, vai perder 360 mil hectares do atual território, o que corresponde a 80% da nova cidade 1n2v1u
A Prefeitura de Nova Ubiratã, a 506 km de Cuiabá, ingressou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) na tentativa de impedir a criação do município de Boa Esperança do Norte, aprovada pelo próprio STF, em outubro do ano ado.

Nova Ubiratã alega que com a criação do novo município, vai perder 360 mil hectares do atual território, o que corresponde a 80% da nova cidade. Outros 20% são compostos por uma área que atualmente pertence a Sorriso.
No recurso, Nova Ubiratã argumenta que em um novo plebiscito feito em 2023 com a população, 87% votaram contra a emancipação do distrito. Já um plebiscito realizado em Sorriso, 96,12% dos votos foram favoráveis à emancipação.
A prefeitura ainda cita um Estudo de Impacto Econômico, elaborado pelo Município de Nova Ubiratã, que mostra que, com o distrito se transformando em município, Nova Ubiratã perderá 50% da área produtiva, gerando uma redução de, no mínimo, 27% da arrecadação, equivalente a uma perda de R$ 33 milhões ao ano.
Criação do novo município rl2n
Boa Esperança do Norte foi oficializado como novo município de Mato Grosso, em portaria publicada pela Casa Civil, no início deste ano. Ao todo, o município terá 450 mil hectares de área territorial.
Conforme a portaria nº 1 de 2024, publicada em 10 de janeiro, “ficam os órgãos e entidades referidos no artigo anterior responsáveis por adotar todas as medidas pertinentes ao reconhecimento jurídico e istrativo do município de Boa Esperança do Norte”.
O documento diz que a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) vai estabelecer o percentual de alíquota fiscal do novo município, seguindo o prazo estabelecido na lei que cria o município.
O Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso) deverá instituir procedimentos e trabalhos para regularizar a cartografia estadual em relação às áreas do município de Boa Esperança do Norte.
Com isso, Mato Grosso a a ter 142 municípios e Boa Esperança do Norte elegerá prefeito e vereadores nas eleições de 2024.
O que tem em Boa Esperança do Norte? 2l1y25
A região conta com uma população local de 7 mil habitantes, além de ser grande produtor de grãos, mais de 700 mil toneladas em uma área estimada de 280 mil hectares.
Segundo um levantamento da Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), o novo município conta com cerca de 400 empresas, entre microempresas, MEIs e grandes empresas.
O distrito de Boa Esperança do Norte conta hoje com somente uma Unidade de Saúde. Com os novos territórios anexados, duas unidades de saúde de Nova Ubiratã devem ar a ser de Boa Esperança do Norte. A região também possui uma escola.
Criação de município 4j5fq
Boa Esperança do Norte foi criado, mas não instalado, pela Lei nº 7.264, de 29 de março de 2000. Naquele mesmo ano, por unanimidade, acompanhando o voto do desembargador Flávio Bertin, o TRE acolheu decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que declarou, em Mandado de Segurança, inconstitucional a lei de criação do município de Boa Esperança do Norte.
Na época, a decisão implicou no cancelamento das eleições para prefeito, vice-prefeito e vereador, uma vez que Boa Esperança do Norte voltou à condição de distrito de Sorriso, a 420 km de Cuiabá.
Após a decisão da Justiça Estadual, a AÇMT (Assembleia Legislativa de Mato Grosso) recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas os ministros da Primeira Turma da Corte Superior, em julgamento datado de 6 de abril de 2000, decidiram não conhecer do recurso especial. Com isso, prevaleceu a decisão do TJMT.
O caso foi levado e julgado no STG (Supremo Tribunal Federal) no ano ado. A Corte decidiu no dia 6 de outubro de 2023 pela criação do município.