Justiça suspende sessão de concessão do Parque de Chapada dos Guimarães 75y4

A decisão é do juiz Cesar Augusto Bearsi, da 3ª Vara Federal Cível de Mato Grosso, que atendeu o pedido do MT Par 1l5251

A Justiça Federal suspendeu nessa quinta-feira (25) a sessão da nova licitação do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Entre os argumentos é a afronta ao princípio da publicidade do órgão responsável pela licitação.

Turismo: Cartão postal de Chapada dos Guimarães, a cachoeira Véu da Noiva é o principal ponto de visitação do Parque Nacional.
Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. (Foto: Beto Garavello)

A decisão é do juiz Cesar Augusto Bearsi, da 3ª Vara Federal Cível de Mato Grosso, que atendeu o pedido do Governo do Estado, por meio da MT Par. Conforme o edital, a sessão de licitação para receber propostas iria ocorrer na segunda-feira (29). Agora, a data está suspensa.

O juiz concorda com um dos argumentos do MT Par de que houve uma retificação no edital uma semana antes da entrega das propostas, ocasião que fere o princípio da publicidade. “Nenhum interessado terá reais condições de em prazo tão exíguo fazer visitas e elaborar um projeto que envolve profissionais de diversas áreas em menos de uma semana”, aponta o juiz.

“Do exposto, DEFIRO o pedido de liminar para determinar a SUSPENSÃO da sessão que irá receber as propostas do Edital da Concorrência n. 003/2023-ICMBIO no dia 29/01/2024, até o julgamento do mérito desta ação”, conclui o magistrado Cesar Augusto Bearsi.

O juiz pede o ICMBio preste informações no prazo de 10 dias e que o MPF (Ministério Público Federal) se manifeste sobre o assunto.

O Primeira Página procurou o ICMBio, mas até o fechamento da reportagem não houve retorno.

Em 11 de dezembro a Justiça Federal também havia suspendido o edital da concessão, depois de um pedido foi feito também pela MT Par, que alegava contradição na errata do edital do ICMBio, que levava a data do dia 4 daquele mês, mas tinha sido publicada em 30 de agosto de 2023.

O parque 6i2e4b

Criado em 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães possui 32.630 hectares de área para assegurar e proteger amostras significativas dos ecossistemas locais, além de espécies nativas do Cerrado, inclusive ameaçadas de extinção.

O parque abriga paisagens únicas e abriga sítios arqueológicos que ajudam a contar o povoamento da região. Em 2000, foi declarado como Reserva da Biosfera do Pantanal. Em 2019, recebeu mais de 180 mil visitantes, figurando dentre os parques nacionais mais visitados do país.

A proximidade com Cuiabá também torna a unidade atrativa para a visitação.

Leia mais 6p1262

  1. ‘Prenúncio da morte’, diz Fagundes ao apoiar obras e estadualização do Parque de Chapada 1vq39

  2. Justiça suspende sessão de licitação do Parque de Chapada dos Guimarães 1txy

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Justiça! 2j6b70

  1. Ex-vereador é condenado por violência política de gênero contra colega em Lucas do Rio Verde 5u2835

    O ex-vereador Marcos Manoel Barbosa (PTB), conhecido como Marcos Paulista, foi condenado...

  2. Após protesto, Justiça determina transferência de mulher internada em UPA de Sorriso 2j2h2o

    A Justiça concedeu uma decisão urgente na tarde desta quinta-feira (22), determinando...

  3. Juiz de Sorriso é afastado pelo TJMT w1v2o

  4. Juiz barra aumento de 40% nos salários de secretários de Alto Taquari 4r203b

  5. Por unanimidade, juíza que ficou 12 anos afastada é eleita desembargadora do TJMT 4yf

    Juanita Cruz da Silva Clait Duarte é a mais nova desembargadora do...

  6. secretários tomam posse

    Justiça mantém bloqueio milionário da Oi em MT e MP apura possível irregularidade 244f3c