Barracos em área industrial de Rondonópolis serão removidos 6b6533

Remoção cumpre acordo firmado entre prefeitura, Ministério Público e empresa do setor de óleos vegetais para liberar calçada em área industrial de Rondonópolis. 14481g

Barracos instalados irregularmente no antigo Distrito Industrial de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, será realizada na próxima quarta-feira (21), segundo a prefeitura do município. A Defesa Civil fará, antes da desocupação, a coleta de s das pessoas que ocupam o local.

A medida se dá em cumprimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2023 entre o Ministério Público, a prefeitura e uma empresa local de óleo vegetal.

WhatsApp Image 2025 05 19 at 09.27.16
Os barracos irregulares estão sendo removidos em Rondonópolis. (Foto: Reprodução)

As estruturas, localizadas na Avenida Anselmo Cardinal, são usadas principalmente por trabalhadores que prestam serviços de limpeza em carretas graneleiras, além de funcionarem como pontos de descanso e venda de alimentos. A área é próxima a empresas do agronegócio, onde a circulação de caminhões é intensa.

Cumprimento do TAC e resistência 1f3a61

O TAC estabeleceu que a prefeitura é responsável pela desocupação do local, enquanto a empresa parceira deve concluir a construção da calçada no terreno. Na última sexta-feira, os ocupantes foram notificados sobre a irregularidade e receberam ordem para deixar o local voluntariamente.

A istração municipal chegou a solicitar ao MP um prazo adicional de 15 dias para oferecer apoio social aos afetados, mas ainda não houve resposta. Com a manutenção do prazo original, a retirada dos barracos deve ocorrer ainda hoje.

Impacto nos trabalhadores 524j1u

Sem alternativas imediatas, os ocupantes temem pela perda de seus meios de subsistência. “Aqui a gente descansa entre um serviço e outro, vende um lanche. Se tirarem, não sabemos para onde ir”, relatou um dos trabalhadores, que preferiu não se identificar.

A prefeitura não detalhou se há programas de reassentamento ou assistência emergencial. O MP afirmou que “monitora o cumprimento do TAC” e que a ação visa garantir a ordem urbana e a segurança viária.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Justiça! 2j6b70

  1. Após protesto, Justiça determina transferência de mulher internada em UPA de Sorriso 2j2h2o

    A Justiça concedeu uma decisão urgente na tarde desta quinta-feira (22), determinando...

  2. Juiz de Sorriso é afastado pelo TJMT w1v2o

  3. Juiz barra aumento de 40% nos salários de secretários de Alto Taquari 4r203b

  4. Por unanimidade, juíza que ficou 12 anos afastada é eleita desembargadora do TJMT 4yf

    Juanita Cruz da Silva Clait Duarte é a mais nova desembargadora do...

  5. secretários tomam posse

    Justiça mantém bloqueio milionário da Oi em MT e MP apura possível irregularidade 244f3c

  6. Justiça mantém prisão de empresário investigado por golpe em formaturas em MT 15r1m

    A juíza Fernanda Kobayashi, da Vara do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo),...