Viral: IA transforma internautas em desenhos e personagens
Inteligência Artificial permite transformar fotos sem usar editores de imagem
A mais recente atualização da Inteligencia Artificial, que inclui uma ferramenta de geração de imagens integrada ao GPT-4, provocou uma febre nas redes sociais. Em apenas 1h, a plataforma de Inteligência Artificial (IA) atraiu 1 milhão de novos usuários criando ilustrações com estilos diversos, como do Studio Ghibli e Pixar, e até seu próprio boneco de ação.

Com o ChatGPT, é possível que usuários de diferentes níveis de experiência criem imagens sem a necessidade de softwares complexos de edição.
O fenômeno foi impulsionado por uma tendência de criar ilustrações no estilo do renomado Studio Ghibli, responsável por obras-primas da animação como “A Viagem de Chihiro” e “O Menino e a Garça”.
Usuários inundaram a internet com imagens que replicam a estética característica do estúdio japonês, aplicada a cenas icônicas da cultura pop, momentos políticos marcantes e até personalidades conhecidas entraram na onda.
A tecnologia por trás desse recurso é baseada em modelos de IA criados para gerar imagens a partir de texto.
No entanto, a Inteligencia Artificial permite a criação de imagens de qualquer outro estilo de ilustração, como a pixar, Simpsons, Pop Art, Dragon Ball, Disney e muitos outros. Para isso, basta alterar o comando para o tipo desejado.
Famosos que entraram a trend:
As celebridades que já entraram na brincadeira da trend estão Rodrigo Faro, Ana Maria Braga, Michel Teló, Livia Andrade e os jornalistas e apresentadores do programa da Globo Bom Dia, Sábado, Sabina Simonato e Marcelo Pereira.





o a o para criar uma ilustração no estilo Studio Ghibli
- e o site do ChatGPT e faça ou cadastre-se na plataforma.
- Se quiser transformar uma foto em ilustração, clique no símbolo “+”, depois em “Carregar do computador” e selecione a imagem desejada.
- Digite o comando: “Transforme essa imagem em uma ilustração no estilo dos desenhos do Studio Ghibli”.
Caso queira uma ilustração original, sem base em uma foto, descreva a cena que deseja criar. Exemplo: “Gere uma ilustração no estilo dos desenhos do Studio Ghibli que mostre um escritório com uma mulher usando o computador”.
Aguarde a geração da imagem e, se necessário, refine a descrição para obter um resultado ainda mais próximo do desejado.
Boneco colecionável
Depois de virarem “personagens” com a estética dos filmes do Studio Ghibli, Disney, Pixar e outros, os famosos agora estão surfando uma nova onda nas redes sociais: a de se transformarem em bonecos colecionáveis.
A tendência, que ganhou força nesta semana, usa inteligência artificial para criar versões em miniatura e estilizadas de pessoas, como se tivessem saído direto de uma prateleira de brinquedos.
Celebridades como Celso Portiolli, Túlio Gadêlha, Otaviano Costa e Lucas Lima já entraram na brincadeira e compartilharam seus “bonequinhos” nas redes, garantindo engajamento e diversão entre os seguidores.
Ver essa foto no Instagram
Como fazer seu boneco colecionável?
- Crie uma conta no ChatGPT e utilize as duas tentativas gratuitas ou assine o plano pago.
- Carregue uma imagem: clique no ícone “+”, depois em “Carregar do computador” e selecione a foto que deseja usar como base.
- Use o prompt a seguir para transformar a imagem em um boneco colecionável (action figure):
“Crie uma imagem de um boneco action figure usando como inspiração a imagem enviada, com as seguintes características: (descreva a imagem). A embalagem deve ter um visual semelhante às caixas de bonecos vendidas em lojas. O nome do boneco deve ser: (coloque o nome desejado).”
- Caso o resultado não fique como esperado, peça ajustes ao ChatGPT ou adicione mais detalhes ao seu comando.