Complexo turístico no Portão do Inferno? PP te explica essa história x2a61
O Primeira Página entrou em contato com a Sinfra-MT (Secretaria de Infraestrutura e Logística) para saber a veracidade do vídeo 2r6eb
Um vídeo que circula no Tik Tok mostra um grande empreendimento da engenharia civil moderna como sendo o futuro do Portão do Inferno – região de curva na MT-251 – que ará por obras. O vídeo que circula fala, de forma falsa, em uma suposta construção de um complexo turístico eno local, a 40 km de Cuiabá, que seria feito para resolver o problema de desmoronamento de terra que aconteceu em 2023 na região. Veja a fake news abaixo:
Na divulgação fala-se de uma ampla construção com mais de 1000m², com área de lazer, restaurante, vista privilegiada e ibilidade. O Primeira Página entrou em contato com a Sinfra-MT (Secretaria de Infraestrutura e Logística) para saber a veracidade do vídeo.
Segundo a pasta, de fato a apresentação foi ventilada em 2021 pelo Governo do Estado de Mato Grosso, mas a realidade é outra.
“Era um termo de cooperação da Sedec/Adjunta de Turismo com ICMBio, que não foi para a frente”, afirmou a assessoria do órgão.
A realidade no Portão do Inferno é apenas o retaladudamento da rocha, ou seja retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra.

O que falta para o retaludamento começar? 3k5z60
O Ibama e o ICMBio autorizaram a obra, no entanto, deram o prazo de 30 dias para liberarem a licenciamento ambiental do local. Sem esse documento, os órgãos não autorizaram o começo das obras.
O prazo termina nesta sexta-feira (7). Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o órgão está aguardando a finalização da análise.
Como solução aos desmoronamentos que aconteceram na região em 2023, o Governo de Mato Grosso junto aos legislativo apresentou o retaludamento como opção. Mas para que a obra avance é necessário um estudo mais completo sobre o caso.

A área do Portão do Inferno é uma curva no topo de uma serra com cerca de 70 metros na MT-251, que liga Chapada dos Guimarães a Cuiabá e enfrenta um grave problema com deslizamentos de terra que deixou o tráfego em pare e siga desde o começo de dezembro de 2023.
Prazo para a obra 4193l
O contrato para o retaludamento é no valor de R$ 29,5 milhões com a empresa Lotufo Engenharia e Construção. O prazo para finalizar a obra é de 120 dias.
Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a agem sobre o viaduto que existe hoje no local.
A Sinfra afirmou que espera até o fim da semana para as novidades sobre o projeto que segue sendo analisado pelos órgãos de proteção ambiental.
Leia mais 6p1262
-
Audiência Pública discute a situação e as alternativas à MT-251 4e6v41
-
Mobilização contra fechamento da MT-251 é realizada em Chapada dos Guimarães 91416
-
Empresária faz desabafo e chora ao falar das interdições na MT-251 5e5l69
-
Portão do Inferno: trânsito é interrompido na MT-251 devido às chuvas 2ru50
-
Grades de contenção ainda não foram instaladas na MT-251 2u1n6
-
Portão do Inferno: MT-251 segue interditada e sem previsão de reabertura e452o