Governo assina ordem de serviço para duplicação da BR-163 entre Diamantino e Nova Mutum a576z
Serão 86 quilômetros de duplicação, entre o Posto Gil (Diamantino) e Nova Mutum. Obra deve ser concluída em até 24 meses. q135u
Nesse sábado (1º) foi feita a da ordem de serviço e lançamento da primeira frente de duplicação da BR-163, entre Diamantino e Nova Mutum.

Nesta primeira etapa da duplicação, a partir de Diamantino (km 507) serão investidos cerca de R$ 618 milhões. O valor faz parte dos R$ 1,6 bilhão aportado pelo Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par.
A retomada da duplicação faz parte dos compromissos existentes no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), firmado entre a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e a Concessionária que istra a rodovia.
A duplicação 4943x
A duplicação dos 86 quilômetros da BR-163, vai do Posto Gil (Diamantino) a Nova Mutum, e é a primeira frente de ampliação de capacidade deste escopo de atividades e deve ser concluída em até 24 meses. Os serviços terão início à margem da pista sentido norte a partir do km 507, em Diamantino, avançando até o km 593,6, em Nova Mutum.
A previsão é que no primeiro ano de obras sejam concluídos 36 quilômetros de pista nova, acostamento, canteiro central, sinalização horizontal e vertical, além da recuperação da via antiga. Neste período também deve ser concluído um retorno em desnível.
Para o segundo ano de obra, está prevista a conclusão dos serviços até Nova Mutum, construção de duas pontes (uma sobre o rio Arino e outra sobre um afluente) e mais dois diamantes (obra de arte relacionada a contornos e retornos) no km 572 e no km 592, em Nova Mutum.
A retomada da duplicação reflete na economia de Mato Grosso, uma vez que movimentará o mercado de trabalho e o valor do frete rodoviário. Durante as obras deste segmento serão empregadas cerca de 530 pessoas e utilizadas mais de 220 máquinas.