Centro Histórico de Cuiabá pode ter reforma incentivada com redução de impostos r3q37

Ideia discutida durante reunião convocada pelo Ministério Público busca estimular investimento em imóveis tombados no centro de Cuiabá, hoje marcados pelo abandono. f474e

Uma das sugestões debatidas durante audiência pública promovida pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), nesta quarta-feira (24), em Cuiabá, foi a adoção de incentivos fiscais para estimular a revitalização do Centro Histórico da capital. A proposta inclui a possibilidade de reduzir impostos, como o IPTU, para proprietários que decidirem reformar imóveis tombados.

centro historico
Audiência debateu sugestões para o Centro Histórico. (Foto: Reprodução)

A medida busca reverter o processo de esvaziamento da região central, onde casarões históricos estão em ruínas, o comércio sofre com a queda no movimento e moradores evitam circular devido à sensação de insegurança. Hoje, muitos imóveis seguem abandonados por causa do alto custo das reformas e da burocracia envolvida na preservação patrimonial.

O promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, que conduziu a audiência, reforçou a importância de integrar políticas públicas para preservar a memória da cidade.

“Temos que estabelecer essa aliança nesse momento de retomada do plano diretor, de trazer o Centro Histórico como uma área de preocupação na organização da cidade, porque parece-me que ao longo do tempo esquecemos, com novas áreas de abertura na cidade, esquecemos que tem um tesouro ali”, concluiu.

Como explicou a subprefeita do Centro Histórico, Andreia Barros, o tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) impõe uma série de exigências, o que encarece as obras.

“Vamos unir forças com os lojistas, com os moradores, com os empresários, para que possamos revitalizar e estar realmente em vida o Centro Histórico”, pontou.

A audiência foi convocada para discutir diretrizes da revisão do Plano Diretor de Cuiabá, um instrumento de planejamento urbano que precisa contemplar a conservação do patrimônio e a reocupação do Centro Histórico. O encontro reuniu representantes de órgãos públicos, entidades acadêmicas e culturais, movimentos sociais, comerciantes e a sociedade civil.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, Júnior Macagnan, os desafios do comércio na região am principalmente pela insegurança e pela falta de atrativos para o público.

“Precisa principalmente partir para a ação. Levar limpeza, levar mais segurança, porque só assim as pessoas vão começar a voltar a ocupar o Centro Histórico”, afirmou.

Uma das iniciativas apresentadas como alternativa é o projeto Canteiro Modelo de Conservação, uma parceria entre o Iphan e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que oferece assistência técnica gratuita a famílias com renda de até três salários mínimos. A proposta é facilitar o o à orientação especializada para reformas, democratizando o cuidado com o patrimônio.

Leia mais 6p1262

  1. Cuiabá terá ônibus de graça aos domingos 621k6p

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Infraestrutura! 5f5416

  1. Em MT, Lula é aplaudido e anuncia R$ 5 bilhões para duplicar BR-163 1p6t3j

  2. Atenção, motoristas! Avenida do A terá meia pista interditada a partir deste sábado (24) 6d2u19

  3. EMHA

    EMHA suspende cadastramento e a por "pente fino" 66495

    EMHA suspende realização de novos cadastros e convoca moradores da comunidade Homex...

  4. Igrejinha da Tia Eva com faixa zebrada após interdição

    Licitação para reformar Igrejinha da Tia Eva será de R$ 2,4 milhões 271l3l

    A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) lançou nessa sexta-feira (16)...

  5. Parado há mais de 1 ano, Show das Águas depende de licitação para ser reativado 5t141d

    O Show das Águas, uma das atrações mais aguardadas do Parque das...

  6. Prainha vira canteiro de obras para resolver esgoto e enchentes em Cuiabá 504p5e