Na vila Planalto, saltenha é atração de corumbaense raiz 1u1i3m
O salgado popular na Bolívia e adotado pelos sul-mato-grossenses é tema do quadro “Tem no Bairro” desta sexta-feira (8 de março) 6a4t44
Um pastelzinho assado, recheado com molho de frango desfiado com batata, um pouco de ervilha, um pedacinho de ovo cozido, uma azeitona sem caroço e algumas uvas-as. Essa é a receita da saltenha que atrai muita gente à Vila Planalto, em Campo Grande.
O salgado popular na Bolívia e adotado pelos sul-mato-grossenses é tema do quadro “Tem no Bairro” desta sexta-feira (8).

A saltenha é resultado de uma receita de família. Leonardo Gomes Alvarez, o Nandinho, aprendeu o o-a-o do salgado com a mãe, boliviana radicada em Corumbá, fronteiriça ao país de língua espanhola, numa região onde as culturas se misturam.
O pastel assado é um queridinho dos corumbaenses, mas segundo Mari da Silva, 42, não apenas os moradores da Cidade Branca gostam do sabor agridoce da saltenha.
“Os campo-grandenses gostam também!
Nandinho

Mari também coloca a mão na massa para dar forma às saltenhas que aprendeu a fazer com o marido Nandinho. Segundo ela, todo o preparo do recheio demora até quatro dias. Porque, além da separação e preparação dos ingredientes, é preciso esperar o recheio esfriar.

O cheiro do molho que se espalha pela lanchonete abre o apetite e o horário em que as saltenhas estão saindo do forno já é conhecido pela vizinhança. Segundo o casal, dentre os clientes há muitos moradores do interior que não perdem a chance de levar um pacote congelado de saltenha para casa.
Os corumbaenses que atualmente vivem na capital também fazem parte da freguesia e, segundo Mari, costumam comentar sobre a memória afetiva que cada mordida da saltenha traz.

Saltenha conquistou o PP! 3g4o5a
É claro que a equipe do Primeira Página experimentou a saltenha. Seguem abaixo as opiniões de cada jornalista:
ei uma temporada de seis meses em Corumbá, a trabalho, quando aprendi a gostar de saltenha. É raro encontrar uma com o sabor característico das que são feitas na fronteira com a Bolívia. Com essa, matei a saudade!
Marta de Jesus
“Eu achei a massa muito gostosa! Macia! E o recheio bem cremoso, suculento e sem cebola grande! Você nem vê a cebola (risos) Do jeitinho que gosto. APROVADÍSSIMAAAAAAAAAAAAAAAA!”
Renata Fontoura
“Ela é bem recheada e a massa é crocante. Achei que a pimenta é na medida e quebrou um pouco o sabor adocicado da massa, que pode causar estranheza em quem não tem o costume de comer saltenha. Aprovada até por quem não é muito fã – o meu caso”
Naiane Mesquita
Quer experimentar a saltenha? Ele fica na Saltenharia do Nandinho, na rua Saldanha da Gama 875 – Vila Planalto. O telefone é (67) 99177-6631.
No seu bairro tem alguma comida deliciosa e diferente? Manda pra gente! ?? O nosso WhatsApp é (67) 99850-9706.
Comentários (1) 1j10k
Gostei muito da reportagem.bom trabalho