Doppelbock: conheça o estilo intenso e defumado da escola alemã 582960
Cerveja que une a base alcoólica e encorpada da doppelbock aos aromas marcantes de maltes defumados 19l4q
No ar pela Centro América FM, o “Cerveja para descontrair”, apresentado pelo beer sommelier Elvio Resende, trouxe nesta semana uma verdadeira aula sobre estilos complexos da escola cervejeira alemã.
O quadro destacou as nuances de uma cerveja que une a base alcoólica e encorpada da doppelbock aos aromas marcantes de maltes defumados, em uma combinação que conquista os amantes de sabores intensos.

O sommelier explicou que a doppelbock, tradicionalmente conhecida por sua densidade e graduação alcoólica mais elevada — que pode chegar a 10% — já carrega consigo um perfil sensorial marcante, com ésteres frutais que remetem a ameixas, cerejas escuras e cassis, além de notas licorosas e vinificadas.
A inserção do malte defumado nessa base adiciona uma camada extra de complexidade, tornando o estilo ainda mais especial.
Um exemplo citado é o rótulo Urbock, da cervejaria alemã Schlenkerla (Tilenquera), que a por um processo de maturação de seis meses em barris, promovendo uma segunda fermentação que confere mais equilíbrio e sofisticação à bebida. O resultado é uma cerveja robusta, intensa e com características ideais para ser consumida em dias frios.
“Essas são chamadas cervejas de inverno”, explicou El Viu. “Elas têm esse ‘aquecimento’ não só pela temperatura de serviço, mas também pela graduação alcoólica mais alta, que gira em torno de 8% a 10%, dependendo da receita.”