Dia das Mães: animados, restaurantes se preparam para melhor movimento pós-pandemia 66331o
O Dia das Mães será uma data de comemorações extras neste ano de 2022. Filhos brindam à saúde de suas mães após o período de pandemia da covid-19, empresários se animam com retomada da economia e donos de bares e restaurantes apostam na retomada do movimento que foi levado pelas restrições durante a fase aguda da crise sanitária.

O presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul), Juliano Battistel Kamm Wetheimer, afirma que a data é a melhor do ano para os estabelecimentos que oferecem almoço. Para o fim de semana de 13 de maio de 2022, com a maioria da população vacinada e os números da doença em queda, o clima é de otimismo.
“A expectativa é muito boa, uma vez que viemos de um ano que já começa aquecido e uma retomada consistente no movimento. Nós acreditamos que esse Dias das Mães que se aproxima terá um crescimento de 10% a 15% em comparação a 2019, que foi a última data antes da pandemia, que é a última referência positiva que temos”, afirma Juliano.
Casa cheia é a expectativa do empresário Alex Júnior Wastowski, dono da churrascaria Nativas Grill. “A expectativa é sempre grande. Ainda mais o primeiro ano pós-pandemia, todo mundo sem máscara, sem restrição quase. A expectativa é de casa cheia e muita fila”, avisa.
Proprietário do Território do Vinho, Diogo Wendling espera crescimento de mais de 50% com a data neste ano. Para isso, o restaurante vai “mimar” as mães que forem almoçar no domingo, com direito a surpresa.
“Estamos esperando aumentar pelo menos em 50% o movimento para Dia das Mães, mas com o objetivo de chegar a 70%, já que agora estamos operando com a capacidade total da casa. No dia vamos servir espumante de boas-vindas a todas as mães e uma surpresa no final”, conta ele, sem revelar qual é a surpresa.
A empresária Bárbara Marcelle Hermosilha, do Cantinho do Marcão, não tem um percentual de crescimento estimado, mas ela também aposta em mais atendimentos nas festividades deste ano, em comparação ao ano ado.
Loncalizado no Jardim Petropólis, distante da região central e com uma culinária regional com predominância do peixe nos pratos, para a empresária o Dias das Mães só perde para a Sexta-feira Santa. “A expectativa para essa data é sempre boa. Vamos fazer um prato especial para essa data”, afirma Bárbara.

Medidas restritivas x comemorações z673i
O fim das medidas restritivas e a sensação de proteção das pessoas com vacinação contra covid-19 têm contribuído para as comemorações voltarem aos locais públicos. A pesquisa da Fecomércio (Federação do Comércio) sobre o Dia das Mães de 2020, quando tudo estava muito incerto, por exemplo, mostrou que 43% dos entrevistados pretendiam comemorar a data de alguma forma.
As comemorações aumentaram o ano ado, aram para 47% dos entrevistados, momento em que a vacinação havia iniciado e alguns idosos já tinha até a segunda dose. Neste ano, o percentual de filhos que pretendem ar o dia com as mães subiu para 63%, lembrando que a máscara foi liberada, com exceção de locais de saúde e transporte público.
A movimentação prevista para todos os setores é de mais de R$ 340 milhões em Mato Grosso do Sul. Dos entrevistados, 67% vão comemorar, parte deles levando a mãe, e com isso toda a família, para almoçar fora.
Sobre esse setor específico, os levantamentos feito indicam que a fase é de recuperação, a considerar a intenção apresentada pelos consumidores: em 2020, antes das restrições da pandemia, 12% tinham o almoço fora de casa no domingo como uma das programações para comemorar a data. Em 2021, com as regras rígidas, imperou o serviço de delivery e a pesquisa sequer trouxe esse dado. Para 2022, 6% das pessoas ouvidas pretendem retomar o programa de fazer a refeição em um lugar diferente.
Dados da associação do setor, apresentados durante a pandemia, durante os debates sobre as restrições de atendimento, indicavam que 10 mil pessoas trabalhavam em bares e restaurantes em todo o Estado.
Leia mais:Vai presentear no Dia das Mães? Data promete movimento 60% maior na economia em MS 3d6k3o
FALE COM O PP 1318p
Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.